Será que o seu sonho de consumo também é ter uma varanda fechada na sua casa ou apartamento?
Eu já comentei aqui no blog no post sobre estilos de decoração de interiores que já ando salvando várias imagens de decorações nas minhas pastinhas do Pinterest…
Ah, e no post sobre plantas de casas pequenas também já falei que tenho alguns projetos em mente, e com certeza, a varanda fechada está incluso em todos eles!
É um espaço que eu admiro em todos os projetos que vejo, e não vou abrir mão jamais de ter um ambiente assim na minha casa!
Se você se identifica comigo, me acompanha neste post que separamos muitas ideias, dicas e informações sobre o fechamento de varanda!
Fechamento de varanda
Você já reparou que hoje em dia está cada vez mais comum encontrarmos casas e apartamentos em tamanhos menores?
Segundo os dados do Secovi SP (sindicato do mercado imobiliário), em pouco mais de uma década, o tamanho médio dos novos apartamentos encolheu 27% na cidade de São Paulo.
Querendo ou não, esses imóveis mais compactos acabaram se tornando mais populares na capital, correspondendo a 60% das vendas.
Segundo os especialistas, essa mudança no tamanho se deu por fatores econômicos, ou seja, para caber no bolso e no estilo de vida dos moradores.
Então, as plantas de casas pequenas acabaram atraindo principalmente jovens de até 35 anos que buscam praticidade, e que abrem mão de espaços grandes por apartamentos funcionais!
E aí, será que você se identifica com essa praticidade toda?
Varanda com pia, mesa bistrô e banquetas. Por Lardocedea - Empório Tambo
Ela pode ser integrada com a sala, cozinha, quarto... ou virar outro cômodo como um escritório, sala de jantar, varanda gourmet, e até mesmo um bar em casa!
E para conseguirmos aproveitar o espaço da varanda da melhor forma possível, a nossa dica é fazer o fechamento dela.
Se você possui uma varanda na sua casa e ainda não a fechou com vidro ou algum outro material, provavelmente deve estar considerando esta ideia, não é?
Afinal, os benefícios de se ter uma varanda fechada são vários, e lembramos de todos eles principalmente quando percebemos o tanto de poeira nos móveis e no piso!
Eu sei que talvez você só esteja esperando sobrar uma graninha para fazer esse investimento, então, enquanto isso, vamos te ajudando a se inspirar em alguns projetos e conhecer melhor sobre as vantagens de se fazer o fechamento da sua varanda!
Varanda fechada com vidro
A forma mais comum de fazermos o fechamento da varanda é usando o vidro, já que por ser transparente não compromete a vista original e valoriza a entrada de luz natural!
Além disso, conseguimos manter melhor a temperatura do ambiente, mantemos o isolamento do barulho interno e externo, e ainda podemos adicionar persianas ou cortinas!
Inclusive, vamos combinar que uma varanda fechada com vidro e umas cortinas brancas são um charme, concorda?
Ah, e ainda tem outra vantagem bem importante: a varanda fechada protege a mobília das intempéries. Você não quer prejudicar a vida útil das suas mesas e cadeiras da Tambo, não é?
Portanto, se a sua intenção é criar um ambiente moderno e com luminosidade, a varanda fechada com vidro é a certa!
Olha só algumas imagens de ambientes fechados com varanda de vidro que separamos dos nossos clientes para você dar uma espiadinha:
Banquetas e mesa bistrô em varanda fechada com vidro. Por Marta - Empório Tambo
Banquetas e mesa bistrô em varanda fechada com vidro. Por Luziano - Empório Tambo
Cadeiras e mesa em varanda fechada com vidro. Por Gessé - Empório Tambo
Mesa bistrô, banquetas e churrasqueira em varanda fechada com vidro. Por Alessandra Biliato - Empório Tambo
Mesas e cadeiras em varanda fechada com vidro. Por Angela Carvalho - Empório Tambo
Mas, voltando ao assunto…
Existem diferentes tipos de vidro que você pode colocar na sua varanda, então vale a pena você analisar de acordo com o seu espaço e com a ajuda de um profissional!
Fique de olho aqui no blog que vamos te contar em outro post um pouco mais sobre a parte técnica do fechamento com vidro, combinado?
E lembrando que, caso você more em apartamento, antes de fazer o fechamento da varanda com vidro, confirme no seu condomínio as regras internas do edifício!
Varanda fechada com blindex
Nós chamamos muitos produtos pela marca, como, por exemplo, a lâmina de barbear de Gilette, a esponja de aço de Bombril, o cereal de Sucrilhos, e por aí vai…
E a mesma coisa acontece com o vidro blindex, sabia? Ele nada mais é do que a marca do vidro temperado.
Este tipo de material chegou ao mercado brasileiro em 1937, mas somente em 1951 que a indústria Santa Lúcia lançou a marca Blindex, que se tornou sinônimo de vidro temperado.
Portanto, quando falamos em “fechar a varanda com blindex”, estamos nos referindo ao vidro que passou pelo processo de têmpera.
Mas, vale ressaltar que nem todo vidro temperado é da marca blindex, viu?
Sacada fechada com vidro temperado. Por Elegancy
O vidro temperado é considerado cinco vezes mais resistente que o vidro comum de mesma espessura, e também mais resistente a variações de temperatura.
Outra diferença é que, em casos de quebra (o que é raro), ele não forma pedaços cortantes, e sim pequenos fragmentos com bordas arredondadas.
Essa qualidade é obtida por meio da têmpera, processo que consiste em aquecer o material até uma temperatura crítica e depois resfria-lo rapidamente.
Mas, mesmo assim, é muito importante saber qual é a procedência do vidro no momento da compra.
As vidraçarias precisam verificar a qualidade do material comprado, ou seja, conferindo se o vidro possui o selo do Inmetro!
Banquetas, mesa bistrô e churrasqueira em sacada. Por Fernando Ueda - Empório Tambo
Banquetas e mesa bistrô em varanda fechada com vidro de frente para o mar. Por Michelle Zattoni - Empório Tambo
Varanda fechada com grade de ferro
Quando falamos sobre varanda fechada com grade de ferro, nós já imaginamos que seja por motivos de segurança, não é?
Porém, ela também tem um papel importante na parte estética, além da proteção.
Para quem não é muito fã do vidro (até por motivos de conservação, preço, limpeza e medo de estragos), uma grade de ferro pode ser uma das opções!
A vantagem das grades de ferro é que conseguimos encontrar em vários modelos e cores. Fazendo a escolha certa, a grade na varanda combina muito bem com a fachada da casa!
Grade de ferro em varanda e escada. Por Pixabay
Grade de ferro em varanda. Por Pinterest
Varanda com grade de ferro trabalhado. Por Pinterest
Também é importante avaliar a funcionalidade da grade, principalmente no quesito da quantidade de aberturas.
Quando a grade é usada com um guarda-corpo, o ideal é que não haja muito espaço entre uma barra e outra, garantindo uma segurança maior, ainda mais se tiver crianças em casa.
Ao serem usadas como cerca ou muro (na varanda), o morador precisa definir o grau de exposição que deseja dar ao imóvel.
Alguns modelos possuem abertura mínima, revelando pouquíssimo o interior da casa, já outros, com aberturas maiores e mais trabalhadas! Qual o seu preferido?
Uma forma de aproveitar as grades para favorecer na decoração é investir em vasos, prateleiras, mesas encaixáveis e até plantas penduradas.
Para quem mora em uma região em que o clima é quente na maioria das estações, uma varanda fechada com grade de ferro pode ser uma boa escolha!
Fica um ambiente mega agradável para receber os amigos e fazer aquele churrasco em casa, não é?!
Varanda fechada simples
E se você é daquelas pessoas que adora uma alternativa mais simples e prática, uma varanda fechada com grades na horizontal já está de bom tamanho!
Em alguns casos, nem fechar com vidro não precisa. É só instalar a grade pela metade por questões de segurança mesmo.
Banquetas e mesa bistrô em varanda. Por Gessé - Empório Tambo
Banquetas e mesa bistrô em varanda. Por Empório Tambo
Então, se você só quer uma varandinha para servir aqueles petiscos para cerveja de vez em quando para um amigo ou outro, uma varanda fechada simples é a solução!
Varanda fechada com madeira
Chegamos na parte em que eu adoro falar, sobre decoração com madeira!
Sou daquelas pessoas que adora o estilo rústico, uma casa no campo, um chalé pequeno, janelas de vidro grande que mostram uma paisagem… aiai!
Com certeza se eu tivesse uma varanda, a madeira ia ser a minha escolhida!
Esse material traz a sensação de aconchego, conforto, sem falar que tem um bom desempenho acústico e é um ótimo isolante térmico.
A madeira de demolição, por exemplo, fica ótima em propostas bem rústicas… enquanto a madeira com o acabamento mais fino valoriza as varandas mais elegantes e sofisticadas!
Uma ideia para fechar a sua varanda com madeira, é usar o pergolado, inclusive com algumas plantinhas suspensas!
Varanda fechada com pergolado de madeira e plantas. Por Pinterest
Varanda grande com teto em madeira. Por Pinterest
Guarda corpos de madeira em varanda. Por Pinterest
Varanda com pergolado em madeira. Por Casacor Franca 17
Varanda de madeira e sofás. Por Denise Barretto - Viva Decora
Varanda de madeira com cobertura de tecido. Por Revista Viva Decora
Uma das desvantagens da madeira é a manutenção constante. Reaplicar verniz periodicamente garante a durabilidade e a beleza das peças.
Cada tipo de madeira exige uma manutenção diferenciada e quanto mais exposição ao sol, chuva e vento, maior a necessidade de manutenção também.
Mas, vamos combinar que vale o esforço, não vale?
Varanda fechada com madeira e vidro
Agora, se a intenção é ter uma varanda completamente fechada sem abrir mão do acabamento da madeira, nada melhor que combinar madeira + vidro!
Fala sério, existe combinação mais linda? O efeito fica super moderno e clean ao mesmo tempo.
Já viram que sou suspeita demais para dar palpites sobre varanda com madeira, não viram?
Então, melhor que palavras, só imagens! Dá para sentir a impressão de aconchego daqui!
Varanda fechada com madeira e vidro. Por Pinterest
Varanda fechada com madeira e vidro. Por Eduardo Pozella - Arquitetura e Construção
Varanda fechada com madeira e vidro. Por Pinterest
Varanda gourmet fechada com madeira e vidro. Por Archdaily
E aí, que tal apostar nessa combinação na sua varanda? Já aproveita e me conta lá embaixo nos comentários qual é a sua ideia preferida de varanda fechada!
Varanda fechada com acrílico
Quando pensamos em fechar a nossa varanda ou sacada, podemos ser pegos por outra dúvida: usar acrílico ou vidro?
É claro que cada material possui as suas vantagens e desvantagens, e, assim como dissemos, vale a pena você avaliar de acordo com o seu espaço e com a ajuda de um profissional.
No caso do acrílico, ele é mais resistente que o vidro, porém o ideal é aplicá-lo em uma espessura mais grossa por questões de segurança.
Sendo assim, pode ser que comparado com o vidro, a aplicação do acrílico se torne inviável por conta do preço!
Banquetas e mesas bistrô em varanda. Por Leo Peretti - Empório Tambo
Banquetas e mesa bistrô em varanda. Por Angélica Cazanela - Empório Tambo
Além disso, o acrílico não possui um bom isolamento acústico e térmico assim como o vidro, porém, por outro lado, a sua visibilidade é bastante grande, tendo 92% da luz visível.
Talvez seja mais interessante optar pelo acrílico em ambientes que recebam pouca ou quase nenhum incidência direta dos raios solares!
Varanda fechada com lona
Por fim, temos a opção de fechar a varanda com lona!
Normalmente elas são usadas para criar uma proteção contra o vento e chuva, já que são fáceis de usar e aplicar.
Hoje em dia conseguimos encontrar a chamada lona de cristal, geralmente feitas de PVC transparente e presas em uma armação de metal.
O seu efeito é bem semelhante ao vidro e o fechamento pode ser feito manualmente ou através de um sistema motorizado. Interessante, não?
Varanda fechada com lona de cristal. Por Fanani
Uma das vantagens de fazer o fechamento da varanda com lona é que ela pode ser removida a qualquer hora e sem muitos esforços.
Sendo assim, possui maior flexibilidade na hora de isolar o ambiente já que as mesmas podem ser recolhidas e estendidas de acordo com a necessidade.
Lona de cristal em fechamento de varanda. Por Fanani
Varanda fechada com lona de cristal. Por Mercado Livre
Dependendo do seu espaço e das suas necessidades, a lona de cristal pode ser uma ótima alternativa, não é?
Conclusão
Todo mundo deseja um espaço para poder receber os amigos, preparar uma carne, beber uns bons drinks… e até para relaxar e descansar em uma confortável rede!
Mas, para quem tem uma pequena varanda nem sempre isso é possível, né?
Então, uma boa e velha solução é fazer o fechamento do espaço, usando vidro, acrílico, lona, ou qualquer outro material que seja adequado e se encaixe na sua varanda e no seu orçamento.
Assim, é possível fazer uma integração dos ambientes, manter a privacidade, o isolamento acústico e térmico, e ainda, deixar o espaço mais agradável e confortável!
Se você ainda não pensou nessa possibilidade, fica aí as nossas dicas e fotos para te inspirar e projetar a sua varanda fechada.
Por outro lado, se você já vem pensando em fazer uma integração dos ambientes fechando a sua varanda, conta pra gente qual material você pretende usar!