Você, assim como eu (e como quase todas as pessoas) desde pequeno já pensava em nomes para batizar os seus futuros filhos, não é? 

Por mais que com o tempo as ideias de nomes vão mudando, algum sempre aparece na minha mente quando eu penso sobre o assunto.

E, da mesma forma como a escolha do nome para batizar o nosso filho é importante, a escolha do nome de uma empresa também é.

Tudo bem que não temos a vida inteira para pensar sobre, assim como o nome de um filho, mas o processo deve receber o mesmo cuidado e carinho. 

Não vai ser uma pessoa, mas a empresa é uma criação sua, é como se fosse um filho metaforicamente. E que você também precisa pensar e batizar com o nome que você gostaria que ela fosse chamada.

Sendo assim, depois desse momento de reflexão sobre nomes, separamos algumas dicas e exemplos já prontos para você se inspirar, parar, pensar e raciocinar a respeito da escolha do seu! 

Vem comigo! 

Como criar nome para empresa

Se você está desejando empreender com certeza já passou pela sua cabeça algum nome para batizar o seu negócio, não passou? 

É natural que comecemos a imaginar a forma em que queremos que nossa empresa seja chamada, até porque, cada detalhe é considerável para que a empresa seja um sucesso.

O nome é um dos aspectos mais importantes para a empresa. É através dele que o negócio é individualizado e identificado pelos consumidores.

E nem sempre só ter um ótimo produto ou serviço garante bons resultados.

Também é preciso atrair e fidelizar os clientes! 

Isso pode acontecer por vários meios, como com estratégias de atendimento, bom preço, boa localização, e principalmente, através de uma marca criativa e chamativa.

Até porque, é por meio da marca que as pessoas terão a primeira impressão da sua empresa.

Eu até sei que existem diversos perfis de empreendedores. Alguns não dão tanta importância para esse processo de criação do nome, e outros, até dão, mas nem sempre sabem por onde começar.

A escolha é bastante significativa e também bastante sujeita à falhas na hora da criação. Mas, queremos diminuir todos os riscos e te ajudar a criar um nome chamativo, certeiro e de sucesso!

Mulher em balcão de lojaMulher em balcão de loja. Por Anggun Tan - Unsplash

E para começar, antes de tudo, vamos clicar em duas teclas super importantes, que é o público alvo e o conceito da sua empresa.

São nesses fatores que você precisa pensar antes de tomar qualquer decisão dentro do seu negócio, e com a criação do nome não poderia ser diferente.

Provavelmente você até deve ter uma noção de quem é o seu público, seja ele definido pela localização que você vai abrir a sua empresa, pelos produtos e serviços que você vai oferecer, pelos preços, ou outros meios.

Vou te dar um exemplo bem claro sobre a ligação entre o público alvo, o conceito da empresa e o nome escolhido.

Vamos supor que você vai abrir um estabelecimento e está pesquisando nomes para restaurantes. Você gostou muito de um nome em inglês e acredita que será uma forma de se destacar da concorrência.

Você servirá comida caseira, seu restaurante estará localizado em um bairro que a população é predominantemente mais velha e a proposta do seu restaurante é justamente algo mais tradicional. 

Portanto, o seu público-alvo é senhores e senhoras, esses mesmos que moram aí no bairro.

Você acha mesmo que eles conseguirão pronunciar o nome que você escolheu para o seu restaurante? Que eles irão associar à um estabelecimento alimentício? 

E será que esse nome se encaixa com a proposta do seu restaurante? Você não acredita que nomes como “Forno a lenha” fará mais sentido? 

Percebeu como o nome precisa tentar reproduzir do que se trata o seu estabelecimento? E que ele precisa se encaixar e ser acessível ao público alvo? 

São muitos questionamentos, eu sei! Mas é apenas para você refletir e entender que um nome é importante e que ele precisa ser bem pensado e analisado antes de bater o martelo final!

Tendo essas perguntas respondidas em sua mente, o público alvo definido e todas as características e informações da sua empresa, é hora de conhecer mais algumas dicas antes de partir para a prática. Vem cá!

sua marca no centro 

Como escolher nome para empresa

E agora? Tem tanta teoria que às vezes fica difícil saber por onde começar, né?

Mas calma, a gente está aqui para te ajudar e já sabemos de cor e salteado em quais dicas vamos te passar!

Inclusive, você também já deve saber se acompanha o nosso blog por aqui, posts sobre nomes de estabelecimentos é o que não faltam! 

E se você não nos acompanha, tá tudo certo! Seja bem-vindo e bora colocar a mão na massa! 

Supermercado.Supermercado. Por Sonder Quest - Unsplash

Depois de ter esclarecido alguns pontos no tópico anterior, chegou a hora de tirar as ideias do papel e desenvolve-las da melhor maneira possível.

Para fazer isso, você pode realizar um brainstorming, ou seja, uma troca de ideias em grupo com seus amigos, familiares, sócios e/ou funcionários.

Nesse grupo vocês podem trocar sugestões de nomes para sua empresa. Cada um dando a sua opinião, sem descartar nenhuma possibilidade.

Anote todas as sugestões em um papel e vá eliminando as que você acredita que não se encaixarão com a identidade sua empresa.

No final, procure priorizar por nomes curtos, fáceis de se pronunciar e sem palavras muito complicadas de escrever. Esses cuidados ajudam e muito na hora das pessoas memorizarem o nome do seu negócio!

Pessoas trocando ideiasPessoas trocando ideias. Por Freepik

E mais uma coisa: preste atenção nos nomes da concorrência e procure não criar nada semelhante!

Pode acabar prejudicando a reputação da sua empresa e ainda, confundindo os consumidores. Não queremos nada disso logo assim no início, não é?

Tente encarar de uma forma diferente. Olhe os nomes concorrentes e tire detalhes que não são bons e que você não deve repetir.

Vá atrás da sua originalidade e criatividade, não há nada mais certeiro do que isso!

Ideias de nomes para empresas

Por falar em originalidade e criatividade, você sabia que segundo o Data Sebrae, existem mais de 19 milhões de empresas no Brasil?

Nos setores de lanchonetes/casas de chá/sucos e similares existem cerca de 469.684 mil empresas. E no setor de restaurantes e similares há cera de 342.953.

Agora você deve estar se perguntando, como criar um nome para a minha empresa que ainda não exista?

Te disse que estamos aqui para ajudar, não foi?

Sendo assim, separamos alguns exemplos já prontos de nomes para empresas de comida, justamente para te ajudar nesse processo de inspiração e criação.

Que tal vir com a gente acompanhar este post? Já pega o papel e a caneta para ir anotando todas as suas ideias!

Nomes para empresa de doces

O mercado de doces está entre os negócios mais rentáveis para se investir, isso porque, ele exige um baixo custo de produção, a qual pode inclusive, começar em casa mesmo!

Os doces e tortas artesanais são um exemplo nítido. Esse toque caseiro com sabor diferenciado e menos industrializado é um dos que mais faz sucesso no nosso país. 

Junto deles, a oferta dos doces gourmets também andam super em alta, assim como a sua demanda.

Produtos com ingredientes nobres e de qualidade atingem o público consumidor que procura por algo mais requintado e formal.

Loja de docesLoja de doces. Por Micheile Henderson - Unsplash

Portanto, identifique o seu modelo negócio na área dos doces. Seja ele gourmet, artesanal, infantil, fitness ou qualquer outro.

Assim, você pode caprichar nos nomes para doceria!

Vale lembrar que bolos, docinhos e tortas estão relacionados à momentos especiais, alegres e comemorativos. Eles resgatam a memória da infância de muitas pessoas.

Portanto, nomes alegres, leves e fofos combinam e muito com uma empresa de doces!

  • Doce de céu;
  • Quebra Nozes;
  • Deliciê;
  • Doce de Ló;
  • Beijinho de Moça;
  • Beijinho & Granulado;
  • Algodão Doce;
  • Cereja Doce;
  • Chantilly;
  • Marrom bombom;

Ah, e também não esquece que uma boa frase de slogan para doceria não pode ficar de fora, viu? Ela vai te ajudar a caracterizar ainda mais o seu produto e a sua forma de trabalhar! 

Nomes para empresa de salgados

O salgado é como se fosse um item obrigatório em qualquer confraternização, não é?

Um pastelzinho, uma coxinha e uma bolinha de queijo são sempre bem-vindas em qualquer ocasião, mesmo tendo confraternização ou não!

O bom de investir em uma empresa de salgados é que a variedade de preparações são enormes. 

Além desses que citamos, é possível ainda preparar empadas, canapés, quibes, esfirras, risoles, enroladinhos, e vários outros com recheios diferentes.

E você pode vender tanto frescos fritos/assados na hora, ou congelados em bandejas para os clientes preparem na hora que quiserem! 

Salgado de festa fritoSalgado de festa frito. Por Freepik

Uma pequena empresa de salgados também é possível iniciar a fabricação em casa, tendo todos os cuidados necessários.

Mas, é claro que para atrair a clientela é preciso divulgar!

Então, procure investir nas propagandas, produzir boas fotos dos salgados, caprichar nas publicações das redes sociais e até em alguns cartões de visita.

E para que tudo dê bons resultados a identidade visual é muito importante, principalmente se tratando do nome!

Se você pretende abrir uma empresa de salgados, confere só os exemplos de nomes que separamos para você se basear e criar o seu: 

  • Salgados Dona Benta;
  • Seu Nome/Apelido/Sobrenome;
  • Bocado’s Salgados;
  • Feito a mão;
  • Quitanda dos salgados;
  • Kibeleza;
  • Assim & Assado;
  • Mão na Massa;
  • Snacks;

Nomes para empresa de salgados e doces

Para quem está meio indeciso se abre uma empresa de doces, ou uma de salgados, um mix das duas é uma ótima ideia!

Até para os clientes não precisarem ficar contratando uma empresa para fazer os docinhos e outra empresa para fazer os salgadinhos.

Assim, você pode ofertar ambos em um só lugar e oferecer o pacote completo. Quem sabe até o bolo, né?

Por falar nisso, sentiu o cheirinho de uma festa de aniversário aí também?

As empresas de salgados e doces são bastante procuradas para preparar justamente o buffet de festas de aniversário, formaturas e eventos corporativos!

Salgado e doce em vitrineSalgado e doce em vitrine. Por Blake Carpenter - Unsplash

Inclusive, você sabia que existem franquias do ramo de doces e salgados? Muitas marcas oferecem os produtos já produzidos, basta apenas assar ou fritar e servir.

Super fácil e prático, assim é só focar nas vendas e na divulgação, que já facilita pela franquia ser conhecida.

Mas caso você prefira abrir a sua própria empresa, um nome bem elaborado vai facilitar e muito a sua propaganda:

  • Doce Suspiro;
  • Doce Mel;
  • Doce do Reino;
  • Castelo de Doce;
  • Ateliê dos Doces e Salgados;
  • Doce de Sal;
  • Glacê;
  • Torteliê;
  • Doce & Cravo;

Nomes para empresa de queijo

Se você pretende abrir uma empresa e fabricar queijos, já deve saber que a variedade é enorme, não é?

Cada um tem suas particularidades e formas de ser produzido!

Inclusive, toda essa variedade cai super bem como petiscos para vinho. E neste caso, cada vinho também pede determinado tipo de queijo para harmonizar melhor com a bebida!

As possibilidades são várias e automaticamente as formas de se destacar no mercado também, basta você analisar o seu público alvo e pensar em qual queijo faria o maior sucesso.

Vitrine de queijosVitrine de queijos. Por Waldemar Brandt - Unsplash

E quando falamos em nos destacar, você já sabe que não podemos esquecer do nome da empresa, né?

Sendo assim, separamos algumas ideias para você se inspirar. Lembrando também que, neste caso, inserir o nome da sua região ou o seu sobrenome também pode ser uma ótima ideia!

  • Max Queijos;
  • Soberano;
  • Cor de Ouro;
  • Queijo Gold;
  • Vale do Queijo;
  • Dê Gusto;
  • Queijo Baú;
  • Dulce Dom;
  • Ouro Bendito;
  • Divino Imperial;
sua marca no centro

Nomes para empresa de lanches

Não podemos negar que o ramo das lanchonetes são um dos mais comuns e concorridos, não é?

Justamente por isso, é que quem pretende abrir um negócio como este precisa buscar por novidades e formas de se destacar perante a concorrência.

Hoje conseguimos encontrar estabelecimentos considerados lanchonetes e que incluem em seu serviço sorveteria, cafeteria, restaurante, pizzaria e vários outros.

Quem sabe este não seja o seu caso? Ou a dica que você estava esperando? 

Balcão, mesas e cadeirasBalcão, mesas e cadeiras. Por Top Cakes - Empório Tambo

Produtos da imagem

Só tome o cuidado para o nome não acabar limitando os serviços da sua lanchonete, combinado?

Então bora dar uma olhadinha nos nomes para lanchonete que separamos para você se basear! 

  • Divina Gula;
  • Bon Apettit;
  • Apetitoso;
  • Sabor & Cor;
  • Esquina do Sabor;
  • Lancheria;
  • Degustado;
  • Sandubom;
  • Bem Lanchado;

Nomes para empresa de pipoca gourmet

Tão simples e tão tradicional, que diria que a pipoca poderia se tornar gourmet?

Pois é! Alternativas como essas se tornaram a solução para se destacar e criar um empreendimento que atraísse o público!

Existem várias possibilidades de ingredientes para se usar na preparação da pipoca gourmet, os mais usados são o chocolate, amendoim e leite condensado.

Mas não tem só opção doce não, as salgadas também fazem o maior sucesso tendo o queijo e as ervas em suas preparações!

Quem sabe não fizemos um post com receitas de pipocas gourmets?

Pipoca coloridaPipoca colorida. Por Freepik

Se você pretende abrir uma empresa de pipoca gourmet tenho certeza que a escolha do nome é uma das suas principais dúvidas.

Por isso, selecionamos alguns exemplos já prontos para você se inspirar e criar um que se encaixa no seu negócio!

  • Pop Top;
  • Caramelado;
  • Poc Show;
  • Pipokinhas;
  • Pipocando;
  • Donna Pipoca;
  • Dom Petit;
  • Cacau & Canela;
  • Pipocália;

Nomes para empresa de geladinho

Você também pode conhecer o geladinho pelo nome de sacolé, dindin, chup-chup e vários outros dependendo da sua região!

São bastante vendidos em dias quentes por serem refrescantes e baratos! 

Esse produto já está no mercado há bastante tempo e dificilmente vai sair de moda, tanto que hoje em dia já encontramos preparações gourmets e artesanais! 

GeladinhoGeladinho. Por Amor a Doceria

Se você está buscando alguma renda extra ou pretende ingressar nesse mercado, use o calor ao seu favor!

E não podemos esquecer da identidade visual. Ela vai ser super importante para que seus clientes consigam reconhecer que o seu negócio oferece geladinhos apenas olhando para o nome!

Confira as ideias que separamos para você se inspirar:

  • Tutti-Frutti;
  • Sensação;
  • Frozen;
  • Candy Ice;
  • Seu Nome;
  • Gel Frutti;
  • Arco-Irís;
  • Gelô;
  • Geladiê;

Conclusão

Empreender por si só já é um desafio e durante o caminho ainda encontramos muitos detalhes que precisam ser ajustados.

A escolha do nome da empresa é um exemplo. Pode até parecer algo simples e supérfluo, mas faz toda a diferença para a imagem do seu negócio.

Um nome mal escolhido pode acarretar prejuízos para a empresa e causar uma má impressão perante os clientes.

Por isso, procure conhecer bem o seu público alvo, as características da sua empresa, o conceito do seu negócio e a sua forma de trabalhar.

A partir disso você tem todas as armas para tentar transparecer isso para o nome, criando algo único e original.

E não esqueça de, assim que tiver ele definido, conferir no INPI se o nome está disponível e registra-lo para garantir a propriedade da marca.

Eu espero que as nossas dicas e exemplos tenham te ajudado a decidir algum nome para a sua empresa de comida. Aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você recebe na sua caixa de entrada as atualizações de novos conteúdos!

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