Uma pergunta recorrente aqui no atendimento da Tambo é exatamente esta: as mesas podem ficar na área externa? A resposta é depende.
Antes de tudo, vamos lembrar que a madeira é um material orgânico. E para que ela possa ficar na área externa ao ar livre ela necessita ganhar muitas camadas de proteção. Só assim ela pode “aguentar” as adversidades do tempo, clima e do uso diário.
Porém... grande questão é que mesmo empregando toda essa proteção, a vida útil aumenta, mas não significa que permanecerá intacta por toda a vida.
De qualquer forma a vida da madeira é inferior quando utilizada na área externa.
Móveis feitos para durar
Aqui na Tambo temos um cuidado abundante, com a matéria-prima que utilizamos, a madeira maciça multilaminada naval, a mesma madeira que fabricam os barcos. Ou seja, resistente a água e extremamente forte.
E com o material para fixação dos azulejos, bem como o acabamento de primeira linha, com resistência a umidade.
Pode ficar tranquilo ao comprar os nossos produtos, são feitos para durar de verdade.
Nossa mesa bistrô linda pegando o sol do fim da tarde. Quando o local permite essa condição, você pode ter certeza que sua mesa estará segura. Porque o sol já não é mais tão intenso.
Porém, é madeira! Não recomendamos o uso das mesas, banquetas e cadeiras ao ar livre por muito tempo, como em áreas de piscinas ou sacadas que, principalmente não sejam cobertas.
E por quê? Porque o motivo de um móvel de madeira perder sua durabilidade quando exposto ao ar livre, não é apenas pelo contato com a chuva ou com o sol.
E sim, por causa da variação constante de calor, frio e umidade que acontece durante o dia.
Mesmo com as camadas de proteção que aplicamos, o processo da troca de temperatura, faz as fibras da madeira expandir e contrair e com o passar do tempo a tinta irá trincar, deixando a possibilidade da entrada de água na madeira e assim suscetível às diversas reações da madeira.
E, por que não aumentar, ainda mais, as camadas de proteção?
Simplesmente ficaria uma camada muito carregada, a proteção, acabaria ficando mais frágil devido à grossura.
Como exemplo, a foto a seguir do nosso cliente. Um local perfeito para a morada de uma mesa de madeira. Note que a mesa está posicionada onde não pega sol direto e nem chuva!
Nessas situações o calor e a umidade não é intenso sobre o produto por 24 horas, seguidos de vários e vários dias. Repare que apenas um dos lados tem abertura ao ambiente externo, ela vai receber alguma chuva esporádica e sol em algum horário do dia, mas nada muito intenso. Estas mesas devem manter suas características por muito tempo.
Qualidade dos produtos Tambo
Nesta situação, temos um ambiente fechado, próximo à piscina. Significa condições favoráveis para a mesa durar por anos. A mesa vai pegar sol, porém não deve pegar água da chuva, por estar protegida pelo vidro.
Como já mencionado a madeira, resina, tinta e acabamentos de todos nossos produtos são resistentes e não devem ter problemas com a umidade e calor.
Os azulejos incrustados na madeira são do tipo exportação, de altíssima qualidade. O suporte em aço é tratado com anti-ferrugem antes de receber a pintura final.
Os assentos também produzidos com a matéria-prima dos tampos. Os palitos torneados (pés) são feitos com madeira selecionada e selada para que tenha a mínima absorção de umidade, portanto, não alterando as características que poderiam fazer com que soltasse das conexões.
Ou seja, por aqui tomamos todos os cuidados possíveis para que seu produto tenha, além de qualidade uma vida longa.
Penso que conseguimos explicar, não é?
Que vista linda! Porém, para uma mesa de madeira não é tão bom. Por mais que esteja coberto, são 3 laterais abertas, para 1 fechada, 75% dos intempéries devem incidir sobre a mesa. . Podemos notar pelo deck de madeira, o que acontece.
Nesta varanda, também é uma opção interessante, pois a disposição da mesa é longe da parte aberta da sacada. OU seja, o contato com chuva e sol, não deve ser intenso.