O churrasco é um prato típico em diversas partes do país, mesmo cada um tendo a sua forma de prepará-lo.
Aqui no Sul, domingo sem churrasco já não é um domingo completo. É tradição preparar a carne no espeto e assar na churrasqueira para o almoço!
E para mim, assim como domingo não é domingo sem churrasco, churrasco não é churrasco sem uma bela maionese de batatas.
Além dela, ainda existem diversos outros acompanhamentos como o abacaxi polvilhado com açúcar e canela assado na churrasqueira.
Eu sei que nessa hora você deve estar olhando com uma cara feia, mas, por aqui, é bastante típico (e delicioso)!
Antes de conhecermos as melhores carnes para churrasco, me conta, como funciona o churrasco aí na sua casa? Quais os acompanhamentos? Deixe lá embaixo nos comentários!
Agora, deixando de papo, será que você sabe quais são as carnes mais macias para fazer o seu assado? Será que existe mesmo uma forma de economizar? Vem com a gente que te contamos tudo!
Melhores carnes para churrasco
O churrasco é o nosso companheiro fiel quando queremos reunir a família e os amigos para conversar, comemorar ou assistir ao jogo do nosso time preferido!
Na verdade, nem precisamos de todas essas ocasiões, o churrasco por si só, já é motivo de comemoração, né?!
Os preparativos para assar a carne já começam desde cedo conferindo a lista do mercado, dando um check no carvão, no pão de alho e na cerveja.
Aqui pelo Sul do país esses são os acompanhamentos que não podem faltar, além da salada de maionese de batata, lembra?
Mas, o ingrediente mais importante mesmo, é a carne, e a busca pelo melhor pedaço pode demorar um pouco, até encontrarmos algo que caiba no bolso e fique no capricho!
Nessa hora, caso você não tenha tanto conhecimento sobre carnes, é importante contar com a ajuda de quem entende.
Além de garantir que você vai estar comprando um bom pedaço de carne para o seu churrasco, também não vai correr o risco de acabar levando um boi inteiro por influência do vendedor!
Faca e pedaços de carne. Por Kyle Mackie - Unsplash
Porém, ninguém quer ficar dependendo de outra pessoa sempre que for preciso ir às compras do churrasco, não é verdade?
Um bom churrasqueiro(a) precisa saber se virar, e o melhor, conhecer (nem que seja só um pouco) sobre os cortes das carnes!
Então, se você é um aprendiz de churrasqueiro e ainda não tem muita noção sobre isso, ou, pelo outro lado, se já é um entendedor e craque em assar carnes, este post é para você!
Principalmente se o seu caso for o último citado, vamos precisar da sua ajuda, viu?!
Carnes para churrasco com gordura
As carnes para churrasco com gordura são mais conhecidas como carnes gordas!
Em alguns cortes, essa gordura pode aparecer espessa pela parte externa, como é o caso da picanha. Ou dentro do músculo (gordura intramuscular), a chamada carne marmorizada.
A diferença é que a carne marmorizada possui a gordura distribuída por toda peça, e quanto mais concentrada for, mais suculenta é.
Carne marmorizada. Por Jason Leung - Unsplash
O teor de gordura presente nas carnes pode variar de acordo com a raça e alimentação do animal, e também, de acordo com o tipo de corte.
Mesmo algumas peças sendo consideradas gordas, alguns tipos de cortes que possuem a sua gordura aparente, pode ser removida na hora do consumo.
Porém, se você é fã de uma gordurinha, jamais vai tirar a capa de gordura de uma picanha, não é? Já que é ela que dá o sabor, a suculência e a umidade para a carne!
Dessa forma, se a carne magra não é contigo, confere a lista que separamos sobre os cortes de carnes consideradas gordas, e as formas de preparo de cada uma:
- Picanha
A picanha é a carne mais comentada e mais desejada em todo o churrasco! E aposto que só de imaginar já te deu água na boca.
O seu corte tem formato triangular, e uma capa de gordura que oferece à carne toda a maciez que tanto amamos. Por isso, tome o cuidado para não tirar essa camada, senão, é capaz da carne endurecer!
- Costela
A costela reveste a parte superior da caixa torácica do boi. Esse corte possui bastante gordura marmorizada, além de ter ossos largos e maiores.
É muito saborosa e precisa de um pouco mais de cuidado, visto que seu tempo de cozimento é longo.
- Fraldinha
A fraldinha é um corte lateral pequeno, com fibras longas e com gordura, o que deixa a carne bem suculenta. É apropriada para a churrasqueira por ter um bom grau de maciez.
Também é uma boa pedida para a preparação de hambúrgueres, para cozidos e estrogonofes.
- Contrafilé
O contrafilé é macio e possui uma camada de gordura na lateral, que mantém a umidade da carne.
Ele é vizinho do filé mignon e possui cortes como o entrecôte (ou bife chorizo) e também a bisteca.
É bastante saboroso e ótimo para fazer bifes. Inclusive, a receita do bife à cavalo é feita com o contrafilé.
- Acém
É considerado o maior e mais macio dos cortes dianteiros do boi. É ótimo para picadinhos, para o preparo de hambúrgueres ou almondegas, e cozidos em geral.
Esse corte requerer bastante umidade e calor durante o cozimento. Pode ser usado para ensopados, picadinhos e cozidos na panela.
- Paleta
A paleta é encontrada próxima às patas dianteiras do boi. É considerada uma carne menos nobre, mas muito macia e suculenta.
Demanda um cozimento longo e lento, por isso é indicada para assados, bifes, cubos, carne moída, ensopados e cozidos.
- Cupim
Esse corte faz parte do dorso, mais precisamente atrás do pescoço de bovinos das raças zebuínas.
A carne é entremeada de gordura, o que deixa o seu sabor único. É ideal para o churrasco, porém demora um pouquinho para assar.
- Alcatra
A alcatra é outro corte bastante procurado pelos consumidores. Dentro desta peça, também se encontram outros cortes de carne.
A alcatra pode ser assada por inteira no espeto ou na grelha, mas se preferir assar em fatias, evite cortar finas demais, pois pode ficar ressecada.
Carnes para churrasco sem gordura
Aqui temos o contrário do tópico acima: as carnes magras, ou seja, cortes que não possuem nada, ou quase nada de gordura, sendo menos agressivas para o nosso organismo.
Este tipo de carne é a solução para quem está de dieta e/ou durante uma mudança de hábitos alimentares, e não quer deixar de aproveitar uma carne sem prejudicar a saúde.
Carne magra. Por Freepik
A carne vermelha é grande fonte de proteína, apresenta vitamina A e vitaminas do complexo B, além de ser rica em alguns minerais como ferro, zinco, cálcio, sódio entre outros.
O alimento atua no crescimento, renovação de tecidos, e auxiliam na produção de hormônios!
Portanto, entende-se como carne magra, aquela que possui menos de 10% de gordura em cerca de 100g de carne.
Os cortes de carne vermelha considerados mais magros são:
- Maminha
A maminha é uma carne extremamente macia quando cortada contra as fibras, suculenta e de sabor suave.
Ela é uma boa pedida em preparações feitas no forno, e em pratos no qual a carne é recheada.
- Filé mignon
É o mais nobre e macio dos cortes bovinos. Ele é marcado pela sua maciez, ausência de gordura, nervos e fibras.
Com ele é preparado pratos como o medalhão e o tornedor. Também pode ser feito estrogonofes, bifes de cortes mais alto, picadinhos, refogados e assados.
- Patinho
O patinho é bastante consumido em forma moída, já que costuma ficar um pouco mais duro quando feito direto na grelha em bifes finos.
Sua forma moída é bastante usada para fazer almondegas ou misturar com outra carne para fazer o hambúrguer.
É uma carne com pouca gordura e com bastante fibras macias, sendo ideal para sanduíches com carnes e bifes à milanesa.
- Lagarto
É encontrado na parte traseira do boi, possui fibras longas e duras, além de uma pequena camada de gordura externa.
Não é uma peça suculenta, portanto, é bastante usada em cozimentos com molhos, feita na panela como carne desfiada e pode ainda ser usado em assados e rosbifes.
- Coxão duro
Esse corte fica numa região com bastante fibras, por isso que é mais duro. Pode ser feito na panela ou em receitas de carnes recheadas, sopas e rosbife.
- Músculo
Aqui, temos o músculo dianteiro e o músculo traseiro, sendo o músculo traseiro considerado mais mole.
É um corte com bastante fibras e com quase nada de gordura, ideal para ser cozida e em ensopados.
Sua textura é dura, por isso demora mais tempo para cozinhar!
Ainda temos alguns detalhes que são importantes serem mencionados:
- Dentre os citados, os cortes de carne magra que não necessitam remoção de gordura são: patinho e músculo;
- Cortes que podem ter gordura entremeada, mas ficam com menos de 10% de lipídios após a remoção da gordura externa: picanha e coxão duro; (Mas tem certeza que você quer tirar a gordura da picanha?)
- Cortes com mais de 10% de lipídios, em gordura entremeada, impossível de remover fisicamente: costela e cupim;
- Cortes que após a remoção da gordura visível (subcutânea e intermuscular) resultam em carne magra: contrafilé, acém, lagarto, maminha, alcatra e fraldinha;
Gorduras da carne.
Quais são as melhores carnes para churrasco baratas
Quando o verão chega a tendência de fazer um churrasco com aperitivos e bebida gelada só aumenta!
Porém, sabemos que o preço da carne (e de diversos outros alimentos) também aumentaram, e muitas pessoas não podem mais se dar ao luxo de consumir apenas cortes nobres no seu churrasco.
Segundo o especialista Thiago Bernadino de Carvalho, professor da Unesp e pesquisador na área de proteína animal, o valor da carne bovina, em 2021, vai depender do câmbio, observando se o Brasil irá vender mais ou menos para o mercado externo.
E também, da demanda interna, por conta do aumento do desemprego, pode ser que haja uma retração de consumo, devido aos elevados preços da carne.
Então, a demanda externa pode puxar o preço da carne para cima, e a demanda interna pode puxar o preço para baixo. Segundo Thiago, vamos ter uma noção mais exata no primeiro trimestre do ano.
Mesmo assim, com os preços elevados, algumas promoções podem surgir para dar uma aliviada no nosso bolso.
Pedaços de carne em tábua. Por Freepik
A notícia boa é que um churrasco bom não é feito apenas por carnes nobres, não é verdade? Existem diversos outros cortes que possuem o preço mais em conta e são deliciosos!
A paleta, costela, fraldinha, cupim, coxão mole, coxão duro, acém e o músculo, são cortes que variam de R$20,00 até R$35,00.
Além de pesquisar os cortes de carnes mais baratos e ficar de olho nas promoções dos supermercados e açougues, separamos mais algumas dicas para você economizar na hora de preparar o churrasco:
- Saiba a quantidade certa de quantas pessoas vão ao churrasco, assim você consegue planejar quanta comida e bebida comprar, diminuindo os gastos desnecessários;
- Tenha diferentes acompanhamentos como: pão de alho, batatas assadas, espetinhos de legumes e vegetais, arroz, farofas, saladas, maionese e vinagrete, por exemplo;
- Aposte na linguiça e na carne de frango como complemento;
E ainda sim, também tem a opção de pedir para a galera levar um pedaço de carne, ou dividir toda a conta, nada mais justo, né?!
Melhores carnes para churrasco grego
Já comentamos sobre o churrasco grego no nosso post sobre Como fazer churrasco. Aliás, se ainda não conferiu ele, depois daqui já sabe para aonde ir né?
Lá damos dicas de como preparar o churrasco, e algumas alternativas para quem não tem uma churrasqueira tradicional em casa!
Mas, voltando ao assunto… O churrasco grego consiste em empilhar uma grande quantidade de bifes finos, e em alguns casos, intercalados com legumes.
São assados na vertical em um espeto giratório da própria máquina, e depois, quando grelhados, são cortados lascas para o consumo com lanches e petiscos.
Com certeza você já deve ter visto um carrinho de churrasco grego por aí, ele é muito famoso pelos grandes centros das capitais!
Apesar do nome apresentar a palavra “grego”, essa iguaria tem origem turca.
Ela surgiu no Brasil quando começou a receber um número grande de refugiados da Síria e de outros países da região.
Cortando lascas do churrasco grego. Por iFood
Já se tratando da escolha das carnes, vai depender bastante da pessoa que prepara o churrasco.
O ideal é usar 500g de cada tipo de carne, e ter no mínimo, duas variações, para ficar mais saboroso.
Dê preferência para carnes com gorduras, para que o churrasco não fique ressecado.
Podemos optar por carnes que são saborosas e possuem um valor mais em conta, como:
- Coxão mole;
- Fraldinha;
- Miolo da paleta;
- Miolo de acém;
Ou então, se você pretende impressionar os seus amigos e convidados, pode optar por carnes mais nobres:
- Contrafilé;
- Alcatra;
- Maminha;
Outros tipos de carnes como de frango e de cordeiro também são bastante usadas na preparação do churrasco grego. Vai de cada pessoa escolher a que mais lhe agrada, seja de que origem for!
Conclusão
O churrasco é um prato típico pelo Brasil inteiro, mesmo cada região tendo a sua forma mais tradicional de prepará-lo!
Quando fizemos um churrasco, a nossa intenção é que a carne seja sempre macia, suculenta e saborosa.
Por isso, saber escolher os cortes certos são decisivos para um churrasco com todas essas qualidades.
As carnes gordas, são mais suculentas por conta da sua gordura, que faz com que fique mais úmida. Ela pode estar espessa pela parte externa, ou entremeada pela parte interna.
As carnes magras, já são ao contrário, possuem nada, ou quase nada de gordura, sendo mais saudáveis para o nosso organismo. Mas não quer dizer que não sejam saborosas!
Além disso, também consideramos o preço das carnes, não é verdade? Churrasco é melhor ainda quando não dói demais no bolso!
Atualmente, o preço das carnes estão bastante elevados, mas, os cortes como a fraldinha e o coxão mole podem quebrar um galho no nosso assado.
Esperamos que as nossas dicas possam te ajudar na próxima vez que você for para a churrasqueira.
Se você está aqui é porque deve ser fã de churrasco. Então, aproveite e confira os posts relacionados abaixo!