O verão já está batendo na porta e com ele vem de brinde o calor. Todos nós sabemos que a melhor solução para dar aquela boa refrescada é o nosso bom e velho sorvete.
Ele, que agrada desde bebês a idosos, com certeza será a receita certa para o seu estrelato no mundo do empreendedorismo.
Ou seja, não é apenas delicioso.
São negócios.
O mercado de sorvetes tende a crescer, mesmo após a pandemia, que mudou os hábitos de consumo de sorvete no país.
Aposte no delivery.
A Froneri, fabricante de sorvetes para a Nestlé, conta como a relação com a comida se estreitou durante a pandemia.
Ainda mais quando se fala em sorvete: uma comfort food: "As famílias que conseguiram manter seus trabalhos em home office e acabaram economizando com vestuário, combustível e lazer fora de casa, passaram a comprar sorvetes premium, mais caros.”
De acordo com a Abis (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), o brasileiro consome cerca de 5,5 litros de sorvete por ano.
E aí, que tal juntar o sorvetinho do dia a dia com uma nova oportunidade de começar o seu negócio?
Se você está pensando nisso, está no lugar certo. Preparei uma lista com várias opções de franquias espetaculares para abrir a sua sorveteria de sucesso.
Vamos conferir?
Franquias de sorvete. As melhores!
Franquias são modelos de negócio testados e aprovados, por isso são opções de investimento mais seguro.
De acordo com a Abis, no Brasil são mais de 10 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos. O faturamento do setor gira acima de R$ 13 bilhões por ano.
92% desses empreendimentos são formados por micro e pequenas empresas.
Vem comigo e vamos desbravar um pouquinho mais este promissor e delicioso mercado de franquias de sorvete.
Garanto que você sairá daqui cheio de planos para o seu novo negócio.
Franquia Sorvetes Chiquinho
Bola de sorvete de flocos. Por SRYA - Unsplash.
No mercado desde a década de 80, fruto de um empreendimento familiar de pai e filho, a franquia da Chiquinho Sorvetes possui mais de 500 unidades espalhadas por todo o Brasil.
É uma das redes que mais cresce anualmente.
São 4 modelos de lojas físicas:
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Loja tradicional: esta é a opção certa para quem procura algo grande e bem aconchegante, para que os clientes degustem o produto no próprio estabelecimento. Precisa de um espaço de 50m2 e só pode ser implantada em cidades com mais de 50 mil habitantes.
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Loja shopping: feita especialmente para esse tipo de ambiente, precisa de espaço de 30m2.
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Loja básica: possui uma estrutura menor se for comparada com a loja tradicional, contudo ainda é voltada para centros comerciais. Necessária uma área entre 35m a 50m2 e é ideal para cidades com até 50 mil habitantes
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Quiosque: é o menor modelo e pode ser implantado em lugares com grande fluxo de pessoas, como corredores de aeroportos.
Investimento: R$ 383 mil.
Faturamento mensal: 50 mil.
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
Os valores variam conforme os modelos de loja.
Franquia Oggi Sorvetes
Cones de sorvetes decorados. Por Brooke Lark - Unsplash.
A Oggi Sorvetes possui mais de 15 anos de mercado e atua com franquias desde 2015. Consta com um amplo serviço de suporte ao franqueado.
Suas lojas possuem um diferencial: elas funcionam como uma espécie de mercado de sorvetes. Todos eles possuem preços de fábrica vendidos em atacado ou varejo.
A rede conta com mais de 500 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia Paraná e Distrito Federal. A área mínima da loja deve ser de 90m2.
Investimento: R$ 50 mil.
Faturamento mensal: R$ 50 mil.
Prazo de retorno: 10 a 18 meses.
Franquia McDonald’s Sorvetes
Mulher tomando sorvete. Por Jonathan Borba - Unsplash.
Não é segredo para ninguém o sucesso que a empresa McDonald’s tem no mercado alimentício.
Ela que carrega fãs e amantes por todos os lados. É uma potência no mundo dos sorvetes.
Aproximadamente, ao redor de todo o mundo, a rede já soma mais de 36 mil lojas em 119 países.
E se você pretende investir nessa franquia em sua cidade, saiba que suas chances de obter êxito já são de 70%, tudo isso porque esta é uma marca conhecida, confiável e… amada!
Para se abrir um quiosque McDonald’s, é necessário o pacote completo: lanchonete e sorveteria.
Investimento: R$ 1,6 a 2,5 milhões.
Faturamento mensal: R$ 560 mil.
Prazo de retorno: 60 meses.
Montagem do quiosque: R$ 350 mil.
Franquia de Sorvetes Bob’s
Sorvetes coloridos na casquinha. Por Jeswin Thomas - Unsplash.
A rede Bob’s nasceu em 1952. Em 1984, começou a investir em franquias, que já somam mais de 1 mil unidades espalhadas por todo o Brasil.
Assim como o McDonald’s, o Bob’s possui clientes fiéis e, para abrir a franquia, é preciso investir no pacote lanchonete e sorveteria.
Investimento: R$ 820 mil.
Faturamento mensal: R$ 180 mil.
Prazo de retorno: 32 a 40 meses.
Franquia Sorvetes Kibon
Sorvetes ilustrativos. Por Jason Leung - Unsplash.
Com mais de 70 anos de estrada, a Kibon é mundialmente conhecida por seus deliciosos sorvetes e picolés. Presente em mais de 40 países, a rede tem alta credibilidade e é uma das franquias mais queridinhas da população brasileira.
As vantagens não param por aqui. Com essa franquia, você não precisa ter um grande número de funcionários. Apenas 3 ou 4 funcionários vão suprir a demanda.
Investimento: R$ 100 mil a 180 mil.
Faturamento mensal: entre R$ 30 e 80 mil.
Prazo de retorno: 18 a 36 meses.
Franquia Sorvetes Burger King
Sorvete no pote. Por Nina Z - Unsplash.
A Burger King surgiu nos Estados Unidos e hoje é uma das maiores potências do ramo. Contando com mais de 15 mil lojas no mundo todo e com milhares de clientes fiéis, investir no BK é um passo rumo ao sucesso.
Possui vários modelos de loja e também é preciso investir no pacote completo, incluindo a lanchonete.
Investimento: R$ 1,7 a 5 milhões.
Faturamento mensal: R$ 400 mil.
Prazo de retorno: 24 a 36 meses.
Franquia Sorvetes Natuice
Sorvete na casquinha. Por Mister James - Unsplash.
Foi fundada em 2004 em Piracicaba. A Natuice tem mais de 3 mil pontos de venda e 300 lojas de atacado. São mais de 250 tipos de produtos disponíveis, com custo baixo de investimento e operacional e retorno rápido.
Há a possibilidade de abrir uma loja completa ou então, ser um ponto de venda, oferecendo os produtos na sua loja já existente.
Franquia Sorvetes Gelato
Buffet de sorvetes. Por Lama Roscu - Unsplash.
Os produtos da Gelato são totalmente puros, sem adição de emulsificantes ou gorduras trans. Ou seja, é um sorvete saudável.
A franquia pode distribuir os produtos no ponto de venda e também com carrinhos ou freezeres em praias, praças, ruas e qualquer lugar que sua criatividade permitir.
As principais vantagens destacadas pela empresa são:
- Simplicidade operacional (2 a 4 atendentes, em média);
- Lojas compactas e com baixo custo fixo;
- Produto acessível para todas as classes sociais;
- Baixo investimento inicial;
- Alta lucratividade final, podendo chegar a 25% do faturamento.
Franquia Sorvetes Freddo
Também conhecida como Freddo Gelateria, a empresa tem 45 anos de mercado e uma vasta experiência no ramo de sorvetes.
Possui cerca de 190 lojas distribuídas em 8 países. É uma marca já consolidada e o ponto comercial precisa ter área de, no mínimo, 15m2.
Investimento: R$ 350 mil.
Faturamento mensal R$ 60 mil.
Prazo de retorno: 12 a 18 meses
Conclusão
Para você que, assim como eu, ama o verão e que ama ainda mais um sorvete bem geladinho, este será o seu empreendimento dos sonhos.
As franquias de sorvete podem ser a receita secreta de um empreendimento bem sucedido. Ainda mais em um país tropical de clima tão quente quanto o nosso.
A partir daqui, fica por sua conta: analisar todas as opções que eu trouxe e considerar o modelo mais rentável para a sua região e para sua cidade e para o seu orçamento.
E, claro: definir e analisar bem seu público alvo.
Por fim, desfrute deste maravilhoso universo do sorvete! Quem sabe um dia eu faça uma visitinha ao seu estabelecimento? :)
Me conta aqui nos comentários, qual foi a franquia que, só de olhar, já te deu água na boca?