O assunto de hoje é pão quente para quem busca nas franquias de padaria uma oportunidade de negócio

Para muitos, se tornar um franqueado é um investimento consideravelmente mais seguro e com maiores chances de sucesso, já que o modelo possui produtos e serviços testados no mercado.

Portanto, acaba sendo uma boa alternativa para quem deseja empreender e iniciar um novo projeto na vida profissional!

Desejo esse, que faz parte de grande parte da população. De acordo com um relatório realizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), ter o próprio negócio se tornou o segundo maior sonho dos brasileiros.

Portanto, se você compartilha do mesmo sonho e deseja apostar em franquias de padaria, continue a leitura e confira 11 opções para investir!

Tipos de padarias

Trabalhar com algo que, para muitos brasileiros é indispensável na mesa do café da manhã (e até em outras refeições), tem pouco risco de dar errado.

Segundo dados da ABIP publicados num relatório do SEBRAE a respeito da indústria da panificação, 76% dos brasileiros consomem pão no café da manhã e 98% consomem produtos panificados.

Ainda nesta mesma pesquisa, foi divulgado os motivos que levam os brasileiros a frequentar a padaria de costume:

Gráfico referente à motivação dos clientes ao comprarem em padariasGráfico referente à motivação dos clientes ao comprarem em padarias. Por SEBRAE

Em um outro comparativo divulgado pela ABIP e com apuração feita pela IDEAL, o fluxo de clientes teve um crescimento de 5,25% na média nacional, no período de janeiro a maio de 2022, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, o número de players no mercado aumentou vindo com modelos de vendas diferentes, como através de marketplaces, aplicativos, lojas autônomas, delivery, dark kitchen e microempreendedores individuais.

Esses dados acompanham ou também podem ser consequência do mix extremamente variado de produtos que vêm sendo fabricados e comercializados, muito diferentes das tradicionais e antigas padarias.

Atualmente as padarias abrangem desde a panificação, confeitaria, restaurante, conveniência e até pizzaria!

Dessa forma, podemos classificá-las em diferentes tipos, são elas:

  • Boutique

As padarias que possuem o estilo Boutique ou Boulangerie são aquelas localizadas em regiões de maior poder aquisitivo e priorizam produtos da linha gourmet, de fabricação própria e/ou importados.

  • Padaria de serviços

São as padarias presentes em regiões centrais ou de ruas/avenidas com grande circulação de pessoas. 

Na maioria dos casos, além de servir produtos próprios, também oferecem itens de confeitaria e serviços de lanchonete com uma vasta opções de salgados e lanches.

  • Padaria de conveniência

As padarias de conveniência são as que estão localizadas em postos de combustíveis ou em bairros residenciais, por exemplo. Possui vários tipos de produtos, inclusive os que encontramos em mercearias.

  • Padaria artesanal

Esse estilo de padaria destaca os pães e pâtisserie (bolos e doces) de fabricação própria. Também são negócios especializados em certas nacionalidades como a italiana, portuguesa e francesa.

  • Pontos quentes

Os chamados “pontos quentes” é uma tendência europeia que vem avançando no Brasil. Basicamente consiste em padarias filiais. 

Uma central envia itens de produção própria apenas para serem assados no chamado ponto quente.

  • Padaria industrial

As padarias industriais fabricam os pães e demais produtos para fornecer a outros estabelecimentos, sejam padarias, lojas de conveniência ou hotéis, por exemplo.

  • Padaria Orgânica 

O público-alvo deste estilo de padaria são exigentes em relação aos meios de fabricação e aos ingredientes usados.

Por isso, uma padaria orgânica trabalha com matéria-prima de qualidade, produtos frescos e de procedência. Grande parte usa insumos de produtores locais para manter a qualidade e criar uma identidade local.

Como escolher a melhor franquia de padaria?

Ter habilidades com a cozinha ou saber sovar pão não é uma obrigatoriedade para investir em franquias de padaria!

Assim como também não é obrigatório ser um chef de cozinha para investir em uma franquia de restaurante, ser um sommelier de cerveja para abrir franquias de bar ou saber fazer um blend de carnes perfeito para apostar em franquias de hamburgueria

Ter alguma experiência no segmento escolhido não é um critério, já que a empresa franqueadora faz o acompanhamento durante todas as etapas do negócio.

Mas é claro que é importante ter ao menos uma simpatia ou identificação com o nicho que deseja trabalhar, para que o negócio não se torne desmotivador e desgastante.

Independente do nível de conhecimento prático com o nicho escolhido, o que realmente importa para ter sucesso é fazer a gestão correta do negócio. 

7 dicas para escolher uma franquia

Para escolher a melhor franquia de padaria, além de se interessar pelo nicho, é importante estar atento às tendências do mercado e aos gostos do público-alvo.

Atualmente, por exemplo, muitos consumidores estão em busca de alimentos saudáveis e nutritivos, deixando de lado os industrializados.

Neste caso, uma padaria orgânica seria uma ótima ideia de negócio para suprir os desejos desses consumidores, isso se estarem encaixados com o perfil do seu público e com a localidade da sua padaria.

Inclusive, o Sebrae listou no estudo de mercado divulgado, as tendências para o mercado de panificação. Algumas são:

  • Padaria gourmet: de acordo com a Associação da Indústria da Panificação e Confeitaria (ABIP), a padaria gourmet será uma das grandes tendências dos próximos 10 anos.
  • Pães de fermentação longa/pães rústicos: há um destaque que a qualidade do pão está na fermentação natural.
  • Boulangeries ou boutique de pão: há uma grande busca por qualidade e novidade de pães rústicos ou artesanais.
  • Saúde: os alimentos saudáveis estão em alta no mercado devido o comportamento de consumo da população.
  • Produtos sem glúten e lactose: há um grande aumento de intolerantes e de pessoas que aderem a dietas que restringem o consumo. 

Franquia padaria artesanal

A padaria artesanal normalmente possui um conceito mais intimista, com foco especial na produção dos produtos, principalmente do pão artesanal, que é feito com fermento natural e técnicas especiais.

Se difere das padarias tradicionais porque geralmente não possui uma variedade de produtos a serem oferecidos, como lanches, pizzas e alimentos industrializados. 

Confira abaixo algumas opções de franquias de padaria artesanal! 

Das Brot

A Das Brot é uma franquia que conta com pães e doces produzidos por uma das mais tradicionais panificadoras alemãs, sendo comercializados em lojas próprias ou franquias.

São fabricados com fermentação natural, grãos integrais, sementes especiais, sem conservantes e submetidos a um rigoroso controle de qualidade.

O valor estimado para investimento é de R$200 a R$350 mil reais.

Os primeiros passos para se tornar um franqueado é preencher o cadastro no site e aguardar o retorno da empresa franqueadora.

página inicial do site de franquia das brot

Nema

A Nema é uma franquia de padaria que possui como diferencial a alta qualidade, com produtos de fermentação natural, acessíveis e com atendimento no estilo Grab & Go (para levar).

A sua criação é recente e está em crescimento, possuindo 6 unidades no Rio de Janeiro e 1 em Santa Catarina.

A Nema promete faturamento de R$300 a 400 mil em até 7 meses após a abertura.

Para solicitar a franquia é preciso preencher o cadastro através do site!

página do site de franquia nema

Cakech

A franquia Cakech possui pães, doces, produtos importados e coloniais. Inclusive, os pães são assinados pelo melhor padeiro do mundo, Rogerio Shimura.

Para quem deseja se tornar um franqueado, a empresa possui três modelos de negócio:

página do site da franquia Cakech

Franquia de padaria gourmet

A padaria com estilo gourmet possui pães e pratos elaborados com um maior requinte, ingredientes de qualidade e com uma forma de preparo criteriosa.

Além de oferecer produtos típicos de uma padaria, como pães, cafés e bolos, também pode oferecer refeições completas.

Boulangerie Carioca

A empresa é inspirada nas sofisticadas padarias da França e possui o charme dos cafés parisienses com carinho típico brasileiro.

Conta com profissionais com mais de 25 anos de experiência no mercado de franquias e varejo, voltados na operação de lojas próprias, franquias e joint ventures.

Os primeiros passos para se tornar um franqueado é preencher o cadastro no site e aguardar o retorno da empresa franqueadora.

Os valores de investimento não são liberados no site, portanto, é preciso entrar em contato com a franquia.

página do site da franquia boulangerie carioca

Franquia padaria portuguesa

A história da padaria no Brasil tem muito a ver com a padaria portuguesa. Afinal, foram os portugueses que trouxeram os primeiros pães para a nossa terra, ainda na colonização.

Naquela época os pães eram duros e escuros, totalmente diferentes do que vemos hoje, tanto na panificação brasileira quanto portuguesa.

B.Lem Padaria Portuguesa

A B.Lem é uma rede de franquias especializada em confeitaria e padaria portuguesa com fábrica própria em São Paulo.

Foi vencedora do prêmio de Melhor Pastel de Nata de São Paulo, eleito pela Veja SP.

A franquia possui três modelos de lojas com diferentes valores de investimento: 

página do site da franquia B.Lem padaria

Franquia padaria brasileira

Segundo os indicadores de janeiro a maio de 2022, divulgados pela ABIP, o setor de panificação e confeitaria teve um crescimento de faturamento de R$5,79 bi frente ao mesmo período do ano anterior.

Dentro dos dados, a produção própria representa cerca de 70% do faturamento total, com perfil de clientes que está cada vez mais seletivo com as compras!

Este é um ponto que se destaca perante as franquias. A maioria conta com produções próprias e estão se atualizando no que diz respeito aos gostos do público brasileiro.

mesas personalizadas de azulejo direto de fábrica

Franquia Brasileira Express

A Franquia Brasileira Express é ligada à franqueadora Padaria Brasileira, um dos maiores nomes do setor. 

A Brasileira Express é uma rede de fast-food que oferece produtos como bolos, doces, salgados, lanches e refeições.

página do site da padaria brasileira

Franquia de padaria pequena

Se você está buscando franquias de padaria que não necessitam de um espaço amplo para funcionar, a Sagrado Boulangerie tem a solução.

A franquia possui 3 modelos de negócios, e entre eles, a Loja conceito que tem por padrão espaços compactos com aproximadamente 70 metros quadrados.

A empresa ressalta que o foco é levar experiência com produto de qualidade e valor nutricional!

Sagrado Boulangerie

Na Sagrado Boulangerie todos os pães são artesanais feitos com fermentação longa e sem aditivos ou processos químicos.

O cardápio é repleto de pães, bolos, tortas, biscoitos, sanduíches gourmets e muito mais.

Além da qualidade dos ingredientes, há uma forte vocação para reproduzir as receitas francesas originais.

A franquia possui 3 modelos de negócio: 

Container:

modelo container da franquia sagrado boulangerie

Unidade Móvel:

modelo de negócio unidade móvel da franquia sagrado boulangerie

Loja Conceito:

modelo de negócio loja conceito da franquia sagrado boulangerie


Franquia de mini padaria

As opções de franquia de mini padaria geralmente costumam ter um custo de investimento um pouco mais baixo, menos funcionários e um espaço físico menor também.

A franquia Casa de Bolos conta com três modelos de negócios, entre eles, a opção mini. Confira!

Casa de Bolos

A Casa de Bolos conta com produção e comercialização de bolos caseiros feitos de forma artesanal, sem uso de massa pronta, sem conservantes, sem aromatizantes, sem essências ou quaisquer outros aditivos.

A franquia que possui mais de 400 lojas em todo o Brasil conta com 3 modelos de negócio:

página inicial do site casa de bolos franquia

Franquia padaria delivery

Não podemos negar que a grande tendência do delivery hoje também se deu graças às adaptações necessárias em meio ao período pandêmico. 

Cada vez mais as pessoas vem priorizando pela praticidade e comodidade, ainda mais quando é preciso sair de casa apenas para buscar um pãozinho.

As franquias de padaria delivery se tornam boas ideias de negócio para quem deseja investir na modalidade de entregas, sem se preocupar com espaço físico e um grande quadro de funcionários. 

Mas claro que também merecem uma atenção especial, principalmente no atendimento, qualidade do produto e nas embalagens para delivery.

Dejú

A Dejú é a primeira padaria online do Brasil. Nessa modalidade os pedidos são recebidos através de um aplicativo!

A franquia possui fabricação própria, contando com uma diversidade de produtos entre kits, cestas para presente, porções, panificados, bebidas e frios.

O capital para investimento é a partir de R$50 mil reais!

pagina da franquia deju

Click Pão

A Click Pão também é uma padaria 100% online que aceita pedidos através do aplicativo.

Para consultar mais informações a respeito desta franquia é necessário preencher o formulário disponível no site e aguardar o retorno do contato!

pagina da franquia click pao

Franquia padaria pet

Assim como os estabelecimentos pet friendly, agora também é possível ter uma padaria para os filhos de quatro patas!

A Padaria Pet é uma padaria e petiscaria que oferece um conceito gourmet e um espaço de convivência para os pets.

Os produtos são baseados no que nós, humanos, consumimos, como panetones, sorvetes e cerveja.

Além disso, outro serviço oferecido pela padaria é o buffet de festas para comemorar o aniversário ou evento dos pequenos.

A empresa possui dois modelos de franquia de acordo com o perfil do empreendedor, valor de investimento e região.

Franquia loja: possui a loja padrão e loja express

padaria pet loja padrão

Franquia quiosque

franquia padaria pet quiosque

Vale ressaltar que o mercado pet está em expansão, visto que os números mostram que existem mais cachorros do que crianças de até 12 anos. 

Quem sabe não seja uma ótima oportunidade de negócio aí na sua região?

Conclusão

As franquias de padaria são uma das grandes opções de negócios que o sistema de franquias proporciona.

Não é atoa que ele apresenta acelerado crescimento a cada ano que passa. 

E as franquias de padaria, em especial, também vem crescendo e aumentando o seu leque de produtos e serviços.

Hoje encontramos diversos tipos, desde artesanais, industriais, gourmets, orgânicas e até delivery. Ambas conseguimos identificar através da identidade de diferentes franquias.

Basta o futuro franqueado escolher a que mais se identifica, mesmo que não tenha experiência com o ramo.

Obviamente que além disso, também é preciso estudar sobre o mercado, sobre a empresa franqueadora, buscar se dedicar e se comprometer com o futuro do negócio.

Esperamos ter ajudado você a conhecer um pouco mais sobre as franquias de padaria, assim como a escolher alguma opção para investir!

E se caso você ainda estiver em dúvida de que franquia ou nicho escolher, confira os posts relacionados abaixo!

mesas personalizadas de azulejo direto de fábrica