Quem aí gosta de uma cervejinha gelada? Para quem levantou a mão, o que eu tenho a dizer é que isso pode ser mais do que uma paixão: pode ser um negócio.
Se você já pensou em abrir seu próprio bar, está no lugar certo, porque hoje eu quero falar sobre um modelo de negócio testado e aprovado: franquia de bar.
Caso você seja um apaixonado por bebidas, saiba que você está junto a uma multidão: de acordo com estudos, no fim de cada mês, o brasileiro chega a gastar 16% do salário mínimo em cerveja. Sabe o que é curioso?
23% das empresas que abrem no Brasil, fecham após dois anos de funcionamento, segundo o Sebrae.
Mas quando o assunto são franquias, esse índice despenca para 5%.
Por que esse fenômeno acontece?
Porque os modelos de negócio das franquias já foram testados e aprovados.
Melhores franquias de bar
BW Burger. Por BW Steaks & Burguers
Franquias de bar temático
1. Franquia de Bar: Folks Pub Sertanejo
Folks Pub Sertanejo Campinas. Por Folks Pub.
No mercado desde 2014, o Folks Pub Sertanejo é sucesso. Toda a decoração é inspirada nos clássicos filmes de velho oeste. O clima é acolhedor.
Investimento: R$ 600 mil até R$ 1 milhão;
Faturamento médio: R$ 375 mil;
Retorno: 14 a 28 meses.
2. Franquia de Bar: Barbearia Bar
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Barbearia. Por Barbearia Bar.
Esta franquia une o serviço de barbearia ao ambiente descontraído de um bar. Enquanto o cliente aguarda para ser atendido na barbearia, pode beber uma cervejinha nacional ou importada. A franquia ajuda na escolha do ponto a da equipe de trabalho e oferece treinamento.
São dois modelos: loja de rua e loja de shopping.
Investimento: de R$ 180 mil a R$ 300 mil;
Faturamento médio: R$ 60 mil a R$ 120 mil;
Retorno: a partir de 30 meses.
3. Franquia de Bar: Cão Véio
Cão Veio. Por Franquias Cão Véio.
Uma união entre o vocalista da banda CPM 22, Fernando Badauí, o produtor e roadie da banda Sepultura, Marcos Kichimoto e o famoso chef, Henrique Fogaça foi o ponto de partida para a criação da franquia de bar Cão Véio, que conta, claro, com uma trilha sonora de rock n’roll.
Investimento: R$ 790 mil;
Faturamento médio: R$ 375 mil;
Retorno: 18 a 24 meses.
Franquias de bares noturnos
4. Franquias de bares: Only Mule
Drink Only Mule. Por Only Mule Muleria.
A Only Mule é especializada em drinks e coquetéis, mas serve também petiscos. São três modelos de negócio: bike, quiosque e loja. O franqueado recebe treinamentos para a produção dos drinks e orientações de marketing.
Investimento: a partir de R$ 121 mil;
Faturamento médio: R$ 100 mil;
Retorno: de 10 a 18 meses.
5. Franquias de bares: Santo Kanto Restobar
Santo Kanto Restobar. Por Santo Kanto Restobar.
A Santo Kanto Restobar oferece um vasto cardápio de cervejas e chopps, além de um cardápio variado de petiscos.
Investimento: a partir de R$ 390 mil;
Faturamento médio: não informado;
Retorno: não informado.
6. Franquias de bares: Mestre-cervejeiro.com
Loja Mestre Cervejeiro. Por Mestre Cervejeiro.
É a maior rede de lojas de cervejas artesanais do Brasil. Oferecer três modelos de negócio: quiosque, loja e container.
Investimento: a partir de R$ 138 mil;
Faturamento médio: R$ 40 mil;
Retorno: de 18 a 30 meses.
Franquias de bares e pubs
7. Franquia de Bar: Bar do Urso
Bar do Urso. Por Franquia Cervejaria Colorado.
O Bar do Urso nasceu em 2017 e tem três modelos de negócio:
-de rua, com área de 30m2 a 50m2;
-quiosque, para shoppings centers e galerias, com área de 21m2 a 32m2;
-container, para praças, jardins e food parks, com área de 12m2 a 18m2.
Investimento: de R$ 150 mil a R$ 200 mil
Faturamento médio: R$ 50 mil a R$ 57 mil
Retorno: 20 a 36 meses
8. Franquia de Bar: Salomé Bar
Salomé Bar. Por @salomebarmanaus.
A franquia nasceu em 2009, apesar de o bar sem mais antigo. Em 2010, a Salomé Bar lançou uma linha de cachaças. Foi avaliada como a 2ª melhor no segmento de Alimentação na categoria Satisfação do Franqueado, atingindo a nota máxima 5 estrelas.
Investimento: a partir de R$ 240 mil
Faturamento médio: não informado
Retorno: não informado
9. Franquia de Bar: Seu Boteco
Seu Boteco. Por @seubotecorecife
Também é uma franquia da rede Ambev, com um atendimento mais personalizado, remetendo a um clima mais raiz.
Investimento: R$ 800 mil;
Faturamento médio: R$ 190 mil;
Retorno: 24 a 36 meses.
10. Franquias de bares: Confraria Paulistânia
Confraria Paulistânia. Por Confraria Paulistânia.
A Confraria Paulistânia é especializada em cervejas e tem um vasto leque de produtos, com estilos e origens variados. O franqueado recebe treinamentos e suporte.
Investimento: a partir de R$ 175 mil;
Faturamento médio: a partir de R$ 180 mil;
Retorno: de 13 a 20 meses.
Franquias de bar e restaurante
11. Franquia de Bar: Vizinhando
Clientes do Vizinhando. Por Bar Vizinhando.
O Vizinhando é um bar raiz, com bons pratos e cerveja gelada, com o ambiente descontraído dos bairros cariocas.
Investimento: a partir de R$ 280 mil
Faturamento médio: R$ 155 mil
Retorno: 24 a 36 meses
12. Franquias de bares: Janela Bar
Janela Bar de Curitiba. Por @janelabar.
Especializada em drinks variados, também oferece hambúrgueres, chopps e outros petiscos. O franqueado recebe treinamento à distância.
Investimento: a partir de R$ 190 mil;
Faturamento médio: não informado;
Retorno: não informado;
13. Franquias de bares: Espetto Carioca
Franquia Espetto Carioca. Por Espetto Carioca.
A Espetto Carioca nasceu em 2010 e abriu a primeira franquia em 2012. Oferece dezenas de sabores de espetinhos e bebidas.
Investimento: a partir de R$ 230 mil;
Faturamento médio: não informado;
Retorno: 24 a 36 meses.
14. Franquias de bares: Água Doce Cachaçaria
Água Doce. Por @aguadoce.toledo
O Bar Água Doce Cachaçaria é uma marca tradicional fundada em 1990. Com o modelo de franquias, atua desde o ano 2000. Oferece cervejas, cachaças e petiscos em um ambiente rústico, remetendo a um bar do interior.
Investimento: não informado;
Faturamento médio: R$ 65 mil;
Retorno: 12 meses.
Franquias de bares e choperias
15. Franquia de Bar: Chopp Time
Chopp Time. Por @chopptimeguarulhos
Oferece o famoso chopp, vinhos, drinks, porções, carnes, frutos do mar e tábuas de frios. São dois modelos de negócio:
-mini choperia, para shoppings centers, feiras, aeroportos, com área de 20m2 a 35m2;
-restaurante e bar, para eventos e confraternizações, com área a partir de 250m2.
Investimento: de R$ 200 mil a R$ 1,5 milhão
Faturamento médio: R$ 70 mil a R$ 400 mil
Retorno: 24 a 36 meses
16. Franquia de Bar: Quiosque Chopp Brahma
Quiosque Chopp Brahma. Por @quiosquechoppbrahmapira
Faz parte da rede de franquias Ambev, o bar foi fundado em 2003 e oferece bebidas e petiscos. São dois modelos de franquia: quiosque e o indor / street.
Investimento: de R$ 120 mil a R$ 380 mil;
Faturamento médio: R$ 40 mil a R$ 80 mil;
Retorno: 20 a 36 meses.
Franquias de bares baratas
17. Franquia de Bar: Nosso Bar
Nosso Bar. Por Ambev.
Criada pela Ambev em 2003, a rede de franquias Nosso Bar oferece consultoria, treinamento e acompanhamento. A franquia indica uma área de de 60m2 a 150m2, mas não é uma regra.
Investimento: a partir de R$ 28 mil;
Faturamento médio: R$ 30 mil a R$ 40 mil;
Retorno: não informado.
18. Franquia de Bar: Mr Beer
Loja Mr. Beer. Por Mr. Beer.
A Mr. Beer serve cervejas artesanais internacionais e brasileiras em lojas de conveniência e tem parcerias com marcas como Santa Muerte, Tereza, Real Pilsen, Wild Single Hop, Outlaw Hop Weiss e Apache Pale Ale e mais centenas de outros.
Investimento: R$ 77 mil;
Faturamento médio: não informado;
Retorno: não informado.
19. Franquias de bares: Chopp Germânia
Bar Chopp Germânia. Por Chopp Germânia.
São cinco tipos de franquia:
1.Growler Station: estação de chopp no ponto de venda;
2.Revendedor Autorizado;
3.Loja Lig Chopp: para trabalhar com toda a linha de produtos;
4.Empório & Bar: para servir chopps e petiscos e atender eventos;
5.Ubier: venda porta-a-porta de cervejas especiais.
Investimento: a partir de R$ 25 mil;
Faturamento médio: não informado
Retorno: não informado.
20. Franquia de Bar: Bar Devassa
Bar Devassa.
A Devassa criou uma rede de franquia de bar em 2004 e oferece cerveja, outras bebidas alcoólicas, lanches e salgados.
Investimento: R$ 100 mil;
Faturamento médio: R$ 80 mil;
Retorno: de 12 a 24 meses.
Franquias de bares diferentes
21. Franquias de bares: Bar Bus Party
Bus Party. Por Bus Party.
A Bus Party é uma empresa diferenciada e inovadora, inspirada em bares da Califórnia, EUA. O bar funciona dentro de um ônibus personalizado rodando pela cidade. A franqueadora oferece apoio para a compra dos equipamentos e móveis e treinamentos.
Investimento: a partir de R$ 120 mil;
Faturamento médio: R$ 50 mil;
Retorno: 24 meses.
22. Franquias de bares: Pit Stop Skol
Pit Stop Skol. Por Pit Stop.
É um container refrigerado que oferece bebidas extremamente geladas.
Investimento: a partir de R$ 110 mil;
Faturamento: R$ 60 mil;
Retorno: 10 a 15 meses.
Conclusão
Para os apaixonados por cerveja, chopp, drinks e todo esse clima boêmio envolto nas bebidas alcoólicas, abrir um bar pode ser um sonho. Se ainda não era, talvez tenha se tornado, depois de ler esse artigo sobre franquias de bares.
Um negócio rentável, testado e aprovado, com centenas de unidades abertas por todo o Brasil: lugares que você pode até mesmo visitar para ver o funcionamento. Abrir uma franquia de um bar não é um negócio aberto no escuro.
Pelo contrário.
É um modelo que traz muito mais segurança para o empreendedor. Claro que, muito além de uma franqueadora incrível, você precisa analisar seu orçamento e a cidade onde vai abrir. Uma cidade de 30 mil habitantes talvez não comporte uma franquia de R$ 1 milhão de reais.
Analise todas as possibilidades de franquias, dê uma olhada no seu cofrinho e pense muito bem na cidade onde você vai abrir seu negócios, nos costumes daquelas pessoas e quem você teria para público alvo.
E boa sorte! Tim-tim!
Me conta aqui nos comentários, por qual dessas franquias você já se apaixonou de cara?