O café é um dos principais ingredientes de um bom dia, não é mesmo? Bom, do meu dia, com certeza.
Mas o café não é apenas uma delícia. Também é um negócio que pode ser extremamente lucrativo.
Nesse artigo, vou mostrar pra você como você pode ganhar dinheiro com franquia de cafeteria.
Bora?
Um cafezinho vai bem pra aquecer nos dias frios. Vai bem também pra fazer uma pausa nos dias quentes.
Vai bem de manhã, pra dar aquela injeção de energia. E vai bem à noite, pra encerrar um dia cansativo.
Um cafezinho vai bem pra relaxar no meio da tarde. E vai muito bem depois do almoço.
O café é uma das bebidas queridinhas dos brasileiros.
Mas não é só isso:
Segundo o Euromonitor, o Brasil é o maior consumidor de café do mundo.
Cafeteria Sapore Dolce - Tambo. Por Sapore Dolce Cafeteria.
Pensando bem, fecha com a minha realidade aqui.
O negócio é o seguinte:
Sendo o café um sucesso tão grande entre os brasileiros, investir em uma cafeteira pode se tornar um grande negócio.
Mais especificamente, uma franquia de cafeteria.
Porque investir em franquias de cafeteria?
Em primeiro lugar, é um negócio rentável. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor faturou 42 bilhões de reais no terceiro trimestre de 2020.
Investir em franquia significa mais facilidade:
O franqueador está presente em todo o processo de implantação do negócio, com um modelo pronto que só precisa ser seguido.
Uma franquia também significa mais segurança, pois é um modelo de negócio testado e aprovado.
Top Cakes - Tambo. Por Top Cakes.
Existem centenas de tipos diferentes de franquias de cafeteria.
Algumas mais simples, outras mais complexas.
Algumas apostam em cafés artísticos, que entregam uma experiência única ao consumidor.
Outras aliam os cafés a lanches e pequenas refeições.
Algumas apostam em cafés exóticos e especiais.
Você deve estar se perguntando:
Com tantas opções, como eu vou escolher o que é melhor?
Bom, pra ajudar com isso, eu trouxe algumas ideias e opções.
Nos próximos minutos, você vai saber sobre:
- Franquias de cafeteria barata
- Franquias de cafeteria mineira
- Franquias de cafeteria gourmet
- Franquias de cafeteria americana
- Franquias de livraria e cafeteria
Quer saber a melhor parte?
Você vai sair daqui com diversas ideias e entendendo muito mais sobre que tipo de franquia combina melhor com você.
Franquias de cafeteria no brasil
Elder Cafeteria - Tambo. Por Elder Cafeteria.
Temos 3,5 mil cafeterias no país. Um número salta para 13 mil se contarmos bares, lanchonetes e padarias.
66% das cafeterias são estabelecimentos independentes.
34% são franquias.
São cerca de 40 franquias de cafeterias presentes no país.
Vamos conhecer algumas delas:
Franquias de cafeteria barata
A SaboreaTéyCafé é uma rede de franquias Espanhola, que serve chá, café e lanches.
Investimento: a partir de R$ 50 mil
Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
Prazo de retorno: 11 até 30 meses
Saborea Te y Cafe. Por Saborea Te y Cafe.
Foi escolhida como a Melhor Cafeteria de Santa Catarina pela revista Veja por cinco anos consecutivos.
São 3 modelos de negócios: carrinhos, ilhas em shoppings e lojas de rua. O franqueado recebe apoio para a escolha do ponto comercial e treinamento.
Investimento: R$ 100 mil
Faturamento médio mensal: R$ 75 mil
Prazo de retorno: 20 até 30 meses
Saborea Te y Cafe . Por Café Cultura.
A rede possui um modelo de negócio móvel, enxuto e de baixo investimento.
Investimento: R$ 10 mil
Faturamento médio mensal: R$ 3 mil
Prazo de retorno: 12 meses
Café Maeg. Por Cafe Maeg.
Os franqueados atuam em modelo home based (com a instalação das máquinas em pontos parceiros), no formato carrinho cafeteria Vovó Maria, ou micro cafeterias.
Investimento: a partir de R$ 10.900
Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
Prazo de retorno: 10 até 18 meses
Vovó Maria Mara Mix. Por Mara Mix.
Começou com um bolo gostoso e se transformou em um grande negócio.
Investimento: R$ 80 mil
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 24 meses
Fábrica de Bolo. Por Fábrica de Bolo Vó Alzira.
Franquias de cafeteria mineira
A comida mineira conquistou o coração do Brasil inteiro - e até mesmo de outros países - com ênfase para os queridinhos da nação: pão de queijo, café e doce de leite.
Essa é uma receita perfeita para uma cafeteria de sucesso.
Por isso eu trouxe algumas ideias de franquias de cafeterias mineiras, para que você possa levar essa ideia para qualquer lugar - não importa onde você esteja.
Vamos lá:
Mais de 150 produtos tipicamente mineiros, como pão de queijo e doce de leite, cafés de sacas premiadas e cultivo artesanal.
Investimento: R$ 70 mil
Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
Prazo de retorno: de 3 a 11 meses
Cheirin Bão. Por Cheirin Bão.
O franqueado monta a cafeteria adaptando seu investimento e comercializa produtos direto da fábrica.
Investimento: de R$ 88 mil a R$ 116 mil
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
A Mineira Cafeteria. Por A Mineira Cafeteria.
Seguindo o conceito de café gourmet, a Mr. Black Café surgiu em Minas Gerais.
A empresa trabalha com dois modelos de franquia: loja e quiosque.
A loja em shopping ou rua tem um espaço entre 20m2 e 100m2.
O quiosque dever ter uma área entre 15m2 e 60m2.
Investimento: R$ 180 mil até R$ 275 mil
Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
Prazo de retorno: 24 até 36 meses
Mr. Black Café. Por Mr. Black Café.
Franquias de cafeteria gourmet
De acordo com o Sebrae, o mercado de café premium cresce de forma acelerada no Brasil. Essa sofisticação gastronômica pode ser atribuída ao aumento da renda das pessoas.
As características deste produto são sofisticação, seleção qualificada e origem dos grãos.
O café premium tem também outros diferenciais quando se fala em fragrância, sabor, acidez, corpo e no conceito do produto.
A qualidade superior do produto e do ambiente também significa um preço mais alto. Se você gostou da ideia de uma cafeteria gourmet, certifique-se de que a localização seja condizente com esse público.
O Café du Centre é uma grande referência de qualidade, sofisticação e luxo, ambiente único, com receitas exclusivas de padrão europeu.
A decoração é inspirada em Paris e a trilha sonora é francesa.
Investimento: R$ 300 mil a R$ 350 mil
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil a R$ 80 mil
Prazo de retorno: 12 a 19 meses
Café du Centre. Por Cafe du Centre.
No segmento dos cafés gourmet, serve dos cafés tradicionais, até opções mais diferenciadas. Também serve sucos e lanches.
São 4 modelos de franquia:
- loja: 40m2;
- quiosque: 20m2;
- To Go: 40m2 (para alta rotatividade de pessoas);
- Bistrô: 100m2;
Investimento: R$ 94 mil até R$ 300 mil
Faturamento médio mensal: Não informado
Prazo de retorno: 24 até 36 meses
Sterna Café. Por Sterna Café.
Franquias de cafeteria americana
A ideia das franquias de cafeterias americanas é, principalmente, na inspiração na cultura americana, tanto nos pratos e bebidas servidos, quanto na decoração do ambiente.
Especializada em donuts, a rede entrega uma experiência do American Way of Life.
Oferece café, donuts, salgados, bebidas quentes e frias, sobremesas, sopas, massas, saladas e os donutwiches.
São dois modelos de franquia: o quiosque, com espaço de 12m2 e as lojas, com espaço de 30m2.
O franqueado tem suporte de marketing, treinamento e consultoria.
Investimento: de R$ 149 mil a R$ 179 mil
Faturamento médio mensal: R$ 35 mil
Prazo de retorno: 24 até 36 meses
Café Donuts. Por Café Donuts.
Traz a ideia do Speacialty Coffee House para o Brasil.
Serve cafés tradicionais e cafés diferenciados, como ice blends, com sabores marcantes e os non coffee frozen, como o Very Berry, com suco de morango e cobertura de amora e framboesa.
Investimento: R$ 200 mil até R$ 300 mil
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo de retorno: 18 até 24 meses
California Coffee. Por Californa Coffee.
Há mais de 40 anos no mercado, a Starbucks oferece a experiência de sentar e conversar. É a empresa mais importante mundialmente na venda de café especial e torrefação.
São mais de 30 mil lojas em 80 países.
Investimento: de R$ 500 mil a R$ 1 milhão
Faturamento médio mensal: R$ 185 mil
Prazo de retorno: entre 2 e 4 anos
Starbucks. Por Starbucks.
Franquias de livraria e cafeteria
Se tem uma coisa que combina bem com uma xícara de café, é a companhia de um bom livro. Nada como um local especial para receber pessoas que gostam dessa combinação. Afinal, nem sempre é fácil ter um momento assim dentro de casa.
Começou com a criação de um espaço onde as mulheres pudessem tomar um café em um ambiente descontraído, elegante e diferenciado.
São dois modelos de negócio:
-loja, com área mínima de 60m2, e espaço de leitura;
-formato station, com 11m2 de área mínima e tem o objetivo de ser um espaço com rápido atendimento.
Investimento: R$ 250 mil até R$ 400 mil
Faturamento médio mensal: Não informado
Prazo de retorno: 24 até 36 meses
Fran’s Café. Por Fran’s Café Brasilia.
Uma livraria com café, clima vintage moderno e várias opções de cafés e drinks com blends especiais.
Investimento: R$ 250 mil até R$ 420 mil
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 18 até 36 meses
Café Hum. Por Café Hum.
Conclusão
O Brasil é um grande consumidor de café e os números provam isso: o brasileiro consome 2,5 xícaras de café por dia, em média. Esse sucesso que o café faz no país não apenas nos mostra uma preferência nacional, mas também aponta para um negócio com grande potencial de crescimento: as cafeterias.
Falamos, mais especificamente, de franquias de cafés: modelos de negócio prontos, testados e aprovados, com a orientação total da franqueadora para o início de um empreendimento próspero. Essa facilidade e segurança é um dos grandes pontos positivos de uma franquia.
E tem para todos os gostos (e bolsos). Existem modelos enxutos e simples, com investimento de apenas R$ 10 mil e existem modelos gigantes de sucesso mundial, que exigem um investimento um pouco maior: até R$ 1 milhão.
Qual é seu perfil? Espero que esse artigo tenha ajudado você a conhecer as possibilidades e os diferentes tipos de franquias de cafeterias existentes no país. E quem sabe não é a sua vez de entrar para esse ramo tão amado no Brasil?
Conta pra gente aqui nos comentários quais foram as suas franqueadoras favoritas! ;)