Ter estratégias de atendimento incríveis para atrair clientes criando relacionamentos de longo prazo é uma das melhores táticas que você pode usar para garantir a longevidade de sua marca ou negócio.
Gosto de pensar que o atendimento ao cliente é, na verdade, o valor prático da minha marca.
Na Tambo online sabemos que a única maneira de o cliente entrar em contato com nosso produto antes de comprá-lo, é pelo atendimento que oferecemos.
Na pré e no pós-venda. Atender com qualidade, presteza, precisão e acima de tudo surpreendendo o cliente com informações organizadas e coerentes, fará com que ele sinta antecipadamente, no intangível, a qualidade intrínseca que também possui nosso produto.
O atendimento é o elo principal para o sucesso com toda a certeza! Estratégias para atrair clientes devem ser prioridade em sua empresa!
Em KPMG Brasil
O objetivo de uma empresa deve ser sempre oferecer um serviço ao cliente que não seja apenas o melhor, mas que também seja memorável e referência no setor.
Ganhar a fidelidade do cliente é um investimento para o sucesso a longo prazo, orientado para o futuro.
Uma previsão da Gartner, por exemplo, aponta que, em apenas alguns anos, 89% dos negócios irão competir principalmente no quesito, Experiência do Consumidor.
Por isso, as organizações que ainda não se atentaram a esse quesito precisa começar a trabalhar nesse sentido o mais rápido possível.
Segundo ranking da Shopper Experience, elaborado em parceria com o Centro de Inteligência Padrão e publicado pela revista Exame, o que mais define uma empresa que respeita o cliente e que, portanto, tem melhor percepção no mercado é:
- Oferecer produtos de boa qualidade (resposta dada por 23% dos pesquisados).
- Funcionários solícitos, disponíveis e ágeis em qualquer canal de contato (16%),
- Agilidade em qualquer canal de contato (9%), e bons preços.
Tudo a ver com um bom atendimento ao cliente. Por isso fizemos questão de escrever este artigo a você que já sabe de alguma forma o valor do atendimento, e que quer saber um pouco mais.
O que é uma Estratégia de Atendimento?
Por Freepik
Estratégia no contexto empresarial é encontrar um meio para melhorar os resultados da empresa ou algum departamento dela.
Ser estrategista é visualizar os mais variados sistemas e processos que compõem a empresa ou o departamento em questão. Uma visão ampla, de cima, que permite fazer ajustes pontuais, porém que fazem sentido para todos envolvidos.
Nosso foco aqui, são as estratégias de atendimento, e vamos explorar elas com toda a profundidade que conseguirmos.
Para elaborar uma estratégia de atendimento em um mercado, por exemplo.
Não temos apenas como base o atendimento do balconista, mas também o trabalho do estoquista, do repositor, do empacotador, do setor administrativo, do chefe, ufa!
É muita gente envolvida na responsabilidade de uma estratégia de atendimento bem sucedida.
Em Twitter
E isso é adaptável no ramo da sua empresa. O que queremos dizer é que você tem a necessidade de estudar toda sua empresa e ouvir seus colaboradores!
O artigo da Question Pro fala sobre a estratégia de colaboração: todos os departamentos trabalhando em sintonia para a satisfação do cliente.
Estratégia de atendimento tem como foco principal o consumidor da sua marca, isso é um tanto óbvio, não? O problema é que tem diversos, novos e velhos, clientes esperando um bom atendimento.
Os consumidores se dividem em grupos, cada um com uma exigência específica. Chegarão até você, pelo seu preço, sua qualidade ou indicação, por exemplo, e permanecerão pelo seu atendimento.
Lembre-se: atendimento é a chave de muitos negócios. É indiscutível investir tempo e dinheiro nisso.
Para elaborar nossas estratégias, iremos analisar desde o comportamento até a idade do nosso público e com o pensamento focado no resultado, traçar artifícios específicos para atraí-los.
Quando você sabe quem é, e compreende o motivo do seu cliente, ser seu cliente, melhor irá atender suas necessidades e ganhar sua confiança.
Logo, planejar uma estratégia não será um bicho de sete cabeças. Ainda mais com as dicas que você irá encontrar aqui neste artigo.
Entendemos sobre estratégia, vamos atrair clientes agora?
Atrair mais clientes
Quando seus clientes estão mais satisfeitos, eles têm mais probabilidade de recomendar seu produto e serviços para amigos, familiares e colegas de trabalho.
Por Pablo Merchán Montes
Pense nisso: se você tem uma experiência incrível com uma marca, provavelmente vai falar sobre isso com seus amigos durante o jantar mais tarde naquela noite.
É natural; você quer que seus entes próximos se comprometam com uma marca em que você confia.
Incentivar a fidelidade
Em Freepik
Se um cliente tiver uma experiência positiva com sua marca, não há motivo para procurar outro lugar. É muito mais barato manter um cliente antigo do que adquirir um novo.
Quando você perde um cliente existente, você não apenas deixa de ganhar dinheiro e lucrar, mas também acaba gastando muito mais para adquirir um novo consumidor.
Se isso não destacar a importância de incorporar o planejamento de atendimento ao cliente em sua estratégia de marketing, pouco mais o fará.
Nesse sentido, quanto melhor o atendimento, maior a receita total que uma empresa pode esperar que um único cliente gere ao longo de seu relacionamento com essa empresa.
Clientes dispostos a pagar mais
O atendimento ao cliente é tão importante que as pessoas literalmente pagariam mais para interagir com uma marca que os faz bem.
Uma experiência positiva poderia ser o fator decisivo para que se atenha a uma marca, enquanto uma negativa poderia mandá-la para um concorrente.
As 8 estratégias de atendimento incríveis para atrair clientes
Por Pexels
Uma estratégia eficaz de experiência do cliente descreve e contextualiza planos acionáveis que garantem a satisfação, a repetição dos negócios e, em última instância, a fidelidade do consumidor.
A experiência do cliente envolve todas as ações de um cliente com sua empresa em cada estágio do funil de vendas.
As estratégias de experiência mais robustas cobrem as interações pré e pós-venda em todos os departamentos, mesmo aquelas que não interagem diretamente com os clientes.
Ao fornecer uma experiência de cliente positiva e memorável, sua empresa está inerentemente mais próxima de uma venda a curto prazo e de vendas repetidas a longo prazo.
Por isso, considere seriamente implementar algumas destas 8 estratégias de atendimento incríveis para atrair clientes:
1. Interagir com o cliente de forma natural!
Por Christiann Koepke
Uma das reclamações mais frequentes sobre o atendimento ao cliente é que eles são robóticos ou antinaturais, mesmo quando o usuário está interagindo com um ser humano e não com uma gravação automática ou máquina.
O problema é que as empresas parecem treinar seus funcionários de atendimento ao cliente para memorizar saudações, pedidos de venda e desculpas, enquanto o que os clientes querem respostas genuínas.
Estudos mostram que a maioria dos consumidores acredita que sempre será importante falar com pessoas reais sobre questões de atendimento ao cliente. Quanto mais complicado o problema, maior a necessidade de interação humana.
Por isso, a primeira das estratégias de atendimento para atrair clientes é simplesmente conversar naturalmente. Quando você conversar com seus clientes, tente tornar sua comunicação, o mais, cara a cara possível.
Certifique-se de usar o nome deles, seja engraçado se for apropriado e também educado, o mais natural. Mostrar empatia será uma grande ajuda para se conectar com seus compradores.
Não perca nenhuma oportunidade: toda e qualquer interação ajudará a atrair e fidelizar clientes. Pouco a pouco, essas interações formarão um relacionamento.
Pense em sua vida pessoal por um momento: as pessoas com quem você tem relacionamentos mais fortes são aquelas com quem você interage com mais frequência, certo? Isso vale também para as marcas.
Para atrair clientes, certifique-se de garantir uma comunicação tranquila, escute-os e reaja de acordo com suas respostas e feedback. Comunicação de alta qualidade fará com que você se destaque de sua concorrência.
2. Conhecer seus clientes
O processo de atração e retenção do cliente é muito próximo do processo de vendas: você precisa saber com quem está falando, o nome, o que precisa, quando é seu aniversário e até que tipo de cachorro tem.
Por El Nariz
Como você recebe todas essas informações? A chave está em continuar a conversa após a conclusão da transação.
Por exemplo, se você trabalha no setor de B₂B (business-to-business, refere a duas empresas que fazem negócios entre si) pode pesquisar o perfil do LinkedIn do usuário ou a página profissional de seus clientes.
Depois de obter essas informações, você pode começar a pensar em maneiras de oferecer-lhes valor: recomendações, conteúdo, treinamentos, etc.
No ambiente de negócios intensamente competitivo em que trabalhamos hoje, a melhor maneira de diferenciar-se da concorrência é através da experiência do cliente, não dos produtos ou serviços que você oferece.
Por isso, uma das estratégias de atendimento para atrair clientes é: faça o seu relacionamento com o mais personalizado possível.
3. Aproveitar ao máximo as reclamações dos clientes
Por One Photo
Melhorar a atração e retenção do cliente requer uma mudança de atitude. Comentários e reclamações negativas não são um incômodo insuportável, mas uma oportunidade valiosa de saber o que seus clientes realmente pensam de você.
É sempre preferível que um usuário reclame abertamente sobre suas preocupações em vez de abandonar a marca sem dizer uma palavra.
A crítica é o que irá ajudá-lo a melhorar seu serviço, lhe dará a chance de se redimir e evitar potenciais crises em sua reputação. Para que isso seja verdade, no entanto, você tem que aprender a lidar com eles da maneira correta.
Na próxima vez que um usuário falar, aproveite a oportunidade para ajudá-lo a resolver os pontos fracos de seu negócio. Ouça-os, obtenha as informações necessárias para resolver o problema e aja rapidamente.
Ofereça-lhes suas mais sinceras desculpas, agradeça-lhes por compartilharem seu ponto de vista e prometa apenas o que você pode oferecer. Se tudo correr bem, você terá conquistado a lealdade de um cliente para sempre.
4. Manter o contato
Por Freepik
Uma das chaves básicas para qualquer bom relacionamento é a comunicação e a fluidez. Grande parte dos consumidores e empresas concordam que os serviços online e móveis devem ser mais rápidos e mais intuitivos.
Para garantir essa fluidez, você precisa manter contato com os clientes e contatá-los regularmente.
Mais uma vez, é como nossos relacionamentos pessoais: se você nunca se encontrar com alguém, seu relacionamento inevitavelmente desaparecerá.
Criar um relacionamento contínuo permitirá que você fique de olho em como o usuário está se sentindo com relação a você e à sua marca.
Após qualquer interação relevante, certifique-se de fazer o acompanhamento, seja por telefone, e-mail ou mídia social. Envie mensagens amigáveis de tempos em tempos, lembrando seus clientes de que você está à disposição.
Crie conteúdo valioso, como artigos ou vídeos, e envie-os em seu boletim informativo. Envie um e-mail mensal com as notícias da sua empresa, como lançamentos de novos produtos, eventos e conteúdo interessante.
5. Conquistar a confiança dos seus clientes
Todos os relacionamentos de longo prazo são construídos com confiança e comprometimento e uma das estratégias de atendimento para atrair clientes é explorar este aspecto.
Por Rawpixel
Se você puder conquistar a confiança de seus clientes, eles ficarão muito mais satisfeitos e muito mais propensos a permanecer fiéis a você no longo prazo. Ganhar essa confiança é uma questão de integridade e bom senso.
Seja honesto. Se você prometer, entregue! Mostre suas boas intenções. A confiança é frequentemente quebrada e perdida porque o cliente se sente como se a empresa estivesse tentando tirar proveito dele, em vez de agir em benefício mútuo para ambos.
6. Focar no marketing de entrada
Por NeONBRAND
O marketing tradicional ou de saída é baseado em sair para encontrar consumidores (por exemplo, anúncios de TV, banners ou e-mails indesejados). O marketing de entrada inverte tudo isso e atrai e retém clientes.
A ideia é fazer com que seus clientes venham até você para iniciar seu relacionamento.
Uma das estratégias de atendimento mais populares para fazer isso é criar conteúdo de alto valor que solucione os problemas reais de seus clientes em potencial.
Usando uma variedade de posts, vídeos, ebooks, relatórios e outros conteúdos para atrair usuários e fazer com que eles deixem suas informações de contato e se tornem líderes.
7. Prestar atenção ao antes e depois da experiência do cliente
Por Freepik
As melhores experiências do cliente começam antes que alguém realmente se torne um cliente. A partir do momento em que alguém entra em contato com sua empresa, seja on-line ou física, deve se sentir bem e ser entendido.
Isso pode ser feito através da cópia do seu site, políticas internas sobre como cumprimentar as pessoas que passam pela porta, treinamento adequado da equipe de atendimento ao cliente e assim por diante.
Como serviço pós-venda, os proprietários de empresas devem encontrar maneiras de garantir que seu cliente se sinta valorizado.
Envie-lhes um pequeno cartão-presente em seu aniversário, envie cartões de Natal personalizados ou um presente que claramente foi comprado para eles especificamente. Esses pequenos toques fazem toda a diferença.
8. Construir uma interação com a comunidade
Por Freepik
Sempre que possível, você pode se envolver com a comunidade em ações que dão visibilidade a sua marca. Fazer arrecadações de roupas e mantimentos, plantar árvores, visitar centro de idosos ou casas de repouso.
Isso faz com que você melhore a experiência dos seus consumidores. Afinal, sua empresa se solidariza com o próximo.
E existem muitas outras formas de fazer essa interação da sua loja com a comunidade. Recentemente, vimos muitas empresas de sucesso alavancarem suas lojas físicas encontrando maneiras de se conectar com o cliente além da experiência de compra.
Por exemplo, algumas concessionárias de automóveis começaram a exibir noites de filmes comunitários nos dias em que a empresa normalmente seria fechada.
Outros estão oferecendo seu espaço para instituições de caridade locais ou organizações sem fins lucrativos para captação de recursos, ou eventos.
Ao transformar sua empresa em um espaço comunitário, você fortalecerá seus laços com os clientes atuais e futuros. Em todos os setores, os varejistas devem enfatizar este tipo de experiência, seja online ou presencial.
Por que estas estratégias de atendimento podem alavancar sua empresa?
Os clientes não se preocupam mais apenas em satisfazer suas necessidades básicas. Eles querem criar uma conexão emocional com a marca da qual estão comprando.
É por isso que você precisa atender às necessidades deles não apenas racionalmente, mas também emocionalmente. Você tem que criar experiências duradouras e memoráveis.
Os clientes com certeza preferem pagar mais em uma loja com bom atendimento do que encarar um vendedor rabugento ou insistente que as deixa de mau-humor.
Atendimento ao cliente pode ajudá-lo a conseguir isso. Você quer administrar uma loja no qual as pessoas sabem que serão bem atendidas e terão todo o suporte necessário durante a negociação.
O suporte ao cliente é parte integrante da experiência do produto. Hoje, a linha entre produtos e serviços está se desfazendo, e o atendimento ao cliente tornou-se parte do próprio produto.
Ter um bom serviço sem um ótimo atendimento ao cliente não lhe trará sucesso e vice-versa. Você não conseguirá sucesso com um bom produto sem um ótimo atendimento ao cliente.
Por Christiann Koepke
O atendimento ao cliente pode ajudar sua empresa a crescer, aumentando:
- O número de clientes atraídos pela propaganda boca-a-boca favorável
- O dinheiro gasto por cada cliente por transação
- A frequência e o número de vezes que seus clientes compram com você.
Outros benefícios do serviço de alta qualidade incluem:
- Melhor satisfação do cliente
- Fidelidade do cliente mais forte
- Consistência das práticas de fluxo de trabalho
- Custos de marketing reduzidos
- Vantagem competitiva
- Melhor posição de mercado
- Orgulho pessoal e satisfação.
O atendimento ao cliente às vezes é a única maneira pela qual uma empresa pode se diferenciar de seus concorrentes.
Não é apenas a maneira de cumprimentar e servir seus clientes. Envolve muitos aspectos das operações de negócios, incluindo:
- Informação de produtos e serviços
- Serviço de balcão e face a face
- Serviço telefônico
- Recebimento de pedidos de clientes
- Documentação de acompanhamento
- Faturamento e gerenciamento de pagamentos
- Lidar com queixas
- Gerenciar a cultura de serviço.
Conclusão
Tire um momento para pensar em sua loja favorita, restaurante ou outro negócio. Pense porque você continua voltando lá?
- Como o proprietário e / ou funcionários o cumprimentam?
- Como eles soam no telefone?
- Como as premissas são apresentadas?
- Como você se sente quando está fazendo negócios?
- Como você se sente quando conclui o seu negócio?
As empresas ganham seu suporte de longo prazo porque excedem suas expectativas.
Eles te tratam com respeito. Eles fazem você sentir que você é a parte mais importante do seu negócio. Eles dão o máximo para ganhar sua lealdade e, em troca, você continua voltando para eles.
Se essa é a maneira como você gostaria que seus clientes se sentissem sobre sua empresa, considere implementar estas estratégias incríveis para atrair clientes!
Obrigada e até o próximo post!