Só de falar em churrasco, a boca já enche de água e a barriga já começa a roncar… 

Seja qual for o dia e a ocasião, ele sempre é uma solução coringa! Está de aniversário? Foi promovido no trabalho? Inaugurou a casa nova? Faz um churrasco!

Lá em casa costumamos assar uma carne praticamente todo fim de semana. Quem assa é meu avô ou meu padrasto, cada um tem um jeito de preparar a carne e às vezes acontece até um arranca rabo!

Até porque, não tem coisa mais chata que outra pessoa se metendo no teu assado, não é verdade?

Mas, cada um prepara o churrasco do seu jeito, e da forma que a família e os amigos gostam. Não existe certo ou errado, melhor ou pior! 

A única coisa errada aqui, é ficar sem churrasco! 

Por isso, separamos algumas soluções pra você preparar aquele churras, caso não tenha uma churrasqueira tradicional em casa. Ficou curioso? Vem com a gente! 

Como fazer churrasco

O churrasco em muitas partes do país é considerado um evento, e um motivo para reunir toda a galera para tomar uma gelada e bater um papo!

Mais que uma comida típica, é uma celebração que aproxima e une os familiares, amigos, colegas, e muitas vezes até desconhecidos.

Porém, nem todas as pessoas tem o privilégio de ter uma churrasqueira tradicional em casa, e dependem do convite dos amigos, ou da churrasqueira alheia, para preparar aquela carne! 

Churrasco.Churrasco. Por Stephanie McCabe - Unsplash

Por isso, agora mais do que nunca com o distanciamento social, resolvemos te mostrar outras soluções para fazer uma carne de churrasco em casa, porém, sem a churrasqueira!

E como para tudo na vida damos um jeito, não poderíamos desistir de um churrasco fácil assim, não é verdade? 

Chama a mãe, o pai, o tio, e vem com a gente! Tenho certeza que alguma dessas receitas você consegue fazer aí na sua casa ou no seu apartamento!

Churrasco na panela de pressão

Sim, isso mesmo, na panela de pressão! Eu sei que parece inusitado, também pensei que poderia ser uma bomba, mas, segundo os relatos de quem testou, essa receita dá super certo!

Inclusive, ela é uma ótima alternativa para quem não tem uma churrasqueira em casa e morre de vontade de comer um churrasco!  

Panela de pressão em fogãoPanela de pressão em fogão. Por Fernando Sciarra - Folha de São Paulo

Para começarmos o nosso churras, precisamos criar uma “cama” no fundo da panela, forrando com cebola, batatas e/ou cenoura. Isso vai fazer com que a carne não fique em contato direto com o fogo!

A dica de quem faz o churrasco na panela de pressão é cozinhar a linguiça toscana junto com a carne.

Isso porque, se fizermos alguns furos com o garfo, ela vai liberar líquido e gordura que vão ajudar a dar sabor e cozinhar melhor a carne.

Assim, vamos colocar as linguiças nos cantos (nas paredes da panela), e no meio o pedaço de carne, e se ele tiver osso, colocar virado para baixo.

Pedaço de carne em tábua

Pedaço de carne em tábua. Por Freepik

Na hora que for escolher o tipo de carne para fazer o churrasco na panela de pressão, prefira o que não tenha uma camada muito grossa de gordura.

A medida que a carne for cozinhando, a gordura pode aumentar a quantidade de líquido e a carne não ficará com um aspecto de assada, e sim, cozida! 

Ah, e se você for usar temperos além do sal, tome cuidado para eles não entupirem a válvula de segurança da panela de pressão. Por isso, é mais seguro usar a linguiça ou o bacon para dar um sabor a mais!

Tampe a panela e coloque em fogo alto até pegar pressão. Abaixe o fogo e deixe por cerca de 45 minutos.

Depois, desligue e espere sair a pressão. Caso a carne ainda não estiver do seu gosto, coloque de volta no fogo por mais alguns minutos.

E voalá! Seu churrasco na panela de pressão está pronto!

Como fazer churrasco grego

Você já deve ter visto um carrinho de churrasco grego por aí. As fatias de carnes bem temperadas e assadas em um espeto são bem conhecidas aqui no Brasil!

Churrasco gregoChurrasco grego. Por iFood

Para fazer o seu churrasco grego, você precisa fatiar a carne (de frango, bovina, suína ou de cordeiro) em bifes bem finos.

Tempere com alho, sal, suco de 1 limão e outros temperos da sua preferência. Misture e deixe a carne descansando para que ela pegue bem o sabor. 

Em seguida, comece a montagem do espeto pelos pedaços menores, e vá mesclando os pedaços de carne. Você também pode colocar alguns vegetais entre as carnes.

Se preciso, faça o acabamento com uma faca para deixar a carne no formato arredondado.

Após fazer a montagem de todos os pedaços, coloque para assar de preferência, em um espeto giratório. Algumas pessoas também envolvem a carne no papel alumínio.

E para servir, corte a carne em lascas e combine com outros acompanhamentos, como, por exemplo, o pão francês.

Churrasco grego com pão francêsChurrasco grego com pão francês. Por Leodenice Camargo

Churrasco na panela de pressão com carvão

Pensou que o churrasco na panela de pressão ia parar por aí, né? Mas calma que tem mais! 

Nessa receita, vamos enrolar os pedaços de carvão no papel alumínio, de um tamanho que cubra o fundo da panela. 

Se quiser, pode adicionar ervas aromáticas como alecrim e manjericão, junto com o carvão. 

Carvão dentro do papel alumínio em panela de pressãoCarvão dentro do papel alumínio em panela de pressão. Por Eu Gourmet

Aqui também vamos usar a linguiça toscana, no mesmo esquema, colocando em cima do papel alumínio. A parte da linguiça que ficar encostada na parede da panela irá ficar mais douradinha.

Quanto a carne, você pode escolher a da sua preferência. Tempere e coloque entre as linguicinhas, em cima do papel alumínio.

Pode colocar a quantidade que couber na panela, e se quiser, ainda pode aproveitar e acrescentar algumas batatinhas por último.

Tampe a panela e leve em fogo baixo. Quando começar a pressão deixe por 20 minutos, desligue o fogo, espere a pressão sair, abra a panela e veja se a carne está pronta. Caso não esteja conforme o seu gosto, feche a panela e deixe mais alguns minutos. 

Carne em cima de tábuaCarne em cima de tábua. Por Chef Fabio Tineu

O carvão faz com que o sabor da carne se pareça mais com o churrasco feito na churrasqueira, porém, você tem o trabalho de limpar a panela depois.

Então, talvez seja melhor fazer essa receita apenas em últimos casos mesmo.

Além disso, nem todas as pessoas tem jeito e segurança para lidar com a panela de pressão, não é verdade?

Por isso, tem mais alternativas vindo aí para preparar o bom e velho churrasco, sem uma churrasqueira. Quem sabe você simpatize melhor com uma receita que não envolva a panela de pressão! 

Como fazer churrasco na airfryer

A fritadeira elétrica é um equipamento muito usado na cozinha para preparar diversas receitas, e inclusive, pode ser a salvadora de um churrasco! 

Antes de começar a preparar a sua carne na airfryer, pré aqueça a fritadeira por no mínimo 5 minutos, em 200ºC.

Depois de preaquecer, coloque as carnes em bifes grossos ou espetinhos. Essas devem estar temperadas, de preferência, apenas com sal grosso.

Deixe o tempo que for preciso para a carne ficar do seu gosto, mas cuidado para não exagerar e ela ficar seca.

Churrasco na airfryerChurrasco na airfryer. Por Beber Cachaça

Apesar de não usar nenhum tipo de óleo ou brasa, a airfryer pode deixar a carne com aquele gostinho de churrasco. 

Mas não tente usar o carvão aqui! O uso dele não é indicado, porque pode danificar o aparelho e até causar incêndios, além de passar substâncias que não são boas para o alimento.

Ah, e mais uma dica: após terminar o assado do dia, lave imediatamente o cesto do seu equipamento, pois o sal grosso castiga o metal e pode estragar a sua airfryer.

Quebra um galho, vai?!

Como fazer churrasco no forno

Essa receita pode até parecer uma gambiarra, mas chega muito perto de um churrasco tradicional!

Comece ligando o forno com antecedência na temperatura máxima, e deixe aquecer bem.

Para preparar o churrasco no forno, escolha peças pequenas, mas não muito magras, pois precisa ter alguma gordura.

Tempere a carne como preferir, apenas com sal ou com diversos outros temperos. 

Use a própria grade do forno para deitar os pedaços de carne e coloque uma assadeira na parte debaixo, assim evita que a gordura da carne suje o forno.

Carne no forno do fogãoCarne no forno do fogão. Por Tecnoeletros

Você também pode colocar carvão na assadeira, e algumas ervas aromáticas. A gordura vai pingar no carvão e dar o cheiro e gosto semelhante ao do churrasco feito na churrasqueira!

Não precisa ficar virando os pedaços, viu? É só deixar assar por cerca de 15 minutos.

Você já tentou fazer o churrasco dessa forma? Me conta aí embaixo nos comentários!

Como fazer churrasco na churrasqueira

O churrasco já começa na escolha da carne. Dê sempre preferência à peças de qualidade para garantir o sucesso do seu assado! 

Churrasqueira, mesas e banquetasChurrasqueira, mesas e banquetas. Cliente Empório Tambo

Para ter um bom churrasco, a carne deve ser assada apenas pelo calor do fogo, e não pela labareda dele. No momento em que os cortes de carne forem para a churrasqueira, é fundamental que o carvão todo já esteja em brasa. 

Se houver chamas, a carne pode ficar queimada por fora e crua por dentro.

Por isso, não coloque a carne na churrasqueira antes de todo o carvão estar em brasa, a queima inicial dele também libera o alcatrão, que é altamente tóxico!

Como fazer churrasco na churrasqueira elétrica

A churrasqueiras elétricas são as queridinhas para quem tem espaços pequenos ou conjugados, e principalmente apartamento, por conta da fumaça!

Se for usar essa alternativa para preparar o seu churrasco, preaqueça a churrasqueira elétrica e só coloque os pedaços de carne quando ela estiver bem quente.

Escolha carnes macias com alguma gordura, como fraldinha, picanha, contrafilé, maminha, alcatra e cupim.

O segredo para manter a carne com o sabor caseiro e tostado é usar a temperatura máxima do equipamento, assim o churrasco não corre o risco de cozinhar.

Churrasqueira elétricaChurrasqueira elétrica. Por Magazine Luiza

E para simular a queima de gordura que cai no carvão, é só colocar um pouco de água naquela bandeja embaixo da grelha. Ela tem a função de receber a gordura que pinga da carne, reduzindo a formação de fumaça.

Lembre que a versão elétrica tende a assar a carne mais rapidamente do que a churrasqueira a carvão, então não saia de perto por períodos longos, para não perder o ponto da carne!

Como fazer churrasco no espeto

Aqui no Sul o método tradicionalíssimo é espetar a carne no espeto e colocar para assar na churrasqueira de alvenaria!

É claro que cada um tem o seu jeito de preparar o churrasco, mas algumas dicas são sempre bem-vindas, principalmente para quem não costuma fazer o churrasco com espetos.

Carne no espetoCarne no espeto. Por Hamid Roshaan - Unsplash

Para espetar a carne depende do seu tipo de corte. O ideal é sempre escolher pedaços inteiros. As carnes devem ter uma boa capa de gordura, ou pedaços mais gordurosos entre as fibras.

Comece espetando pela parte mais fina da carne, para garantir que a parte mais grossa fique na ponta do espeto.

Coloque as carnes com cuidado para que não faça mais de 1 furo.

Costumamos colocar a linguiça para assar por primeiro, assim a gordura pinga na brasa e dá tempo das labaredas descerem. O ideal é espetá-las em espetos duplos.

Churrasco no espetoChurrasco no espeto. Por Freepik

Os pedaços de frango espete em um espeto único e deixe bem ao alto da churrasqueira, para que assem lentamente.

E os espetos de pedaços bovinos e/ou suínos coloque sempre por último na churrasqueira, assim da tempo de esperar que o fogo fique pronto, ou seja, sem fogo alto, só brasa.

Se for usar bifes, centralize no espeto duplo com a gordura pra cima. No caso dos pedaços inteiros, use um espeto único e coloque as peças maiores para a base.

E nunca esqueça de conferir se existe espaço suficiente para que a carne fique completamente em cima da brasa! 

Como fazer churrasco na grelha

A grelha também é bastante usada e existem diversos modelos. Nelas, podemos grelhar carnes, frutos do mar e vegetais.

Seja qual for, é preciso mantê-la aquecida. Por isso a importância de acender o fogo antes, além de ter a brasa como já falamos, a carne doura com mais velocidade e fica mais suculenta.

Sabe aquele chiado que a carne dá quando é colocada na grelha? É a temperatura certa!

Churrasco na grelhaChurrasco na grelha. Por Everson Mayer - Pexels

Coloque a carne sempre em temperatura ambiente, porque se colocar a carne gelada, você terá mais dificuldades de acertar o ponto.

Então tire da geladeira de 10 a 15 minutos antes de colocar do fogo, mas não deixe mais tempo que isso para não ter a proliferação de bactérias.

Carne na grelha

Carne na grelha. Por Skitterphoto - Pexels

E na hora de virar a carne na grelha, evite usar o garfo e furar, senão cada vez ela vai ficando mais seca. Use pegadores!

Como fazer churrasco na frigideira

Essa ideia aqui também é bastante diferente, né? Mas quem não tem cão, caça com gato!

Para preparar o seu churrasco, é importante ter uma boa frigideira. A de ferro ainda é a melhor porque consegue chegar a uma boa temperatura e ajuda a formar aquela crostinha da carne.

Mas, se você não tiver uma de ferro aí na sua casa, a antiaderente ou de fundo triplo também funciona bem.

Assim como os outros métodos, aqueça bem a frigideira durante cerca de cinco minutos. Para saber se a frigideira está em temperatura ideal, é só aproximar a mão com cuidado e sentir que é impossível tocá-la.

Coloque manteiga ou um fio de azeite na superfície fervendo, e então, coloque a carne.

Churrasco na frigideiraChurrasco na frigideira. Por The Pruce Eats

Ao tirar a carne da frigideira, deixe descansado de dois a três minutos antes de cortar e servir. Isso faz com que os sucos da carne se redistribuam entre as fibras e fique mais suculenta.

Essa dica vale para qualquer preparação, viu? Seja na churrasqueira, no forno, na grelha...

E mais uma coisa! Talvez essa ideia de fazer o seu churrasco na frigideira não funcione muito bem em apartamento, porque produz fumaça e gordura, então seja qual for o lugar, uma coifa é bem-vinda!

Como fazer churrasco com lenha

A preparação do churrasco com carvão e lenha é praticamente a mesma coisa!

Muitas pessoas utilizam mais o carvão por ser mais prático e fácil de encontrar. Ele é usado para carnes de rápido cozimento e é melhor para manter o controle do fogo. 

Lenha e carvãoLenha e carvão. Por A Tribuna

A lenha é bastante usada aqui no Sul, principalmente a de eucalipto e angico, além das de árvores frutíferas.

A madeira ajuda a aromatizar a carne, porém o processo leva mais tempo e só compensa assar carnes de longo cozimento.

Qual você costuma usar na preparação do seu churrasco? Percebe uma diferença no gosto da carne? Comenta aí embaixo nos comentários!

Conclusão

O churrasco é um prato típico de domingo para muitas pessoas. Quando pensamos em final de semana, já vem aquele churras em mente, né?

Porém, nem todo mundo tem uma churrasqueira de alvenaria em casa, nem mesmo espaço para instalar uma churrasqueira a gás. 

Quer dizer, às vezes até tem, mas a fumaça atrapalha e pode gerar problemas pelo condomínio.

Mas, é claro que o brasileiro consegue dar um jeitinho para tudo na vida, e ficar passando vontade de um churrasco não é com a gente! 

Por isso, resolvemos te passar essas receitas que quebram um baita galho, mas é claro que para uns não vai substituir o churrasco original de churrasqueira, né?

Se você já testou, ou vai testar alguma dessas receitas aí de cima, não esqueça de me contar aí embaixo nos comentários o que você achou, combinado?