Quando o assunto é alcançar o sucesso a longo prazo no negócio de restaurantes, não depende somente da comida. Mas sim, de toda a experiência que seu cliente irá ter com seu estabelecimento.
Uma das maiores fontes e influenciadores de experiências do seu restaurante é a sua equipe.
Para ser sincero com você, a qualidade de sua equipe e serviço é tão importante quanto a qualidade do seu alimento (até porque, quem prepara os pratos para sua clientela é sua equipe). E para que sua equipe tenha o melhor desempenho, ela precisa estar feliz e motivada. Além disso, é bem provável que seus clientes percebem quando sua equipe não está satisfeita.
Por isso é importante manter seus funcionários bem motivados e animados para trabalhar todos os dias. Aqui estão algumas dicas rápidas que podem te ajudar a aumentar a motivação dos funcionários e tirar o máximo proveito de uma equipe satisfeita e feliz.
Reconhecimento
Deixe sua equipe saber que você gosta deles. Uma forma bem legal de fazer isso é organizando um programa de "Empregado do Mês". Torne público esses tipos de realizações para todo o restaurante, como uma imagem na parede ou em um troféu, para significar a conquista. Tão importante quanto isso é discutir o que levou a essa conquista com a equipe para que eles vejam como você quer que eles ajam e assim, melhorar o nível de serviço em toda a equipe.
Você pode até mesmo oferecer incentivos para o funcionário, a fim de motivá-los a se esforçar ainda mais para ganhar o título de “empregado do mês”. Não precisa ser necessariamente bônus salarial. Você pode dar ao seu funcionário do mês um dia de folga, por exemplo.
Invista neles
Poucas coisas mostram aos seus funcionários que você se preocupa com eles. Quando você paga cursos para que sua equipe melhore ainda mais em suas habilidades, isso está beneficiando os dois lados. Eles estão se tornando melhores naquilo que fazem e você está obtendo funcionários experientes e de alta qualidade sem ter que contratar novas pessoas.
Quando um empregado está aprendendo coisas novas no trabalho, isso lhes dá um senso maior de propósito. Também mostra a eles que você os quer lá por um longo período e você não vê tão facilmente substituíveis.
Prêmios ou bônus de longevidade
Se há algo que faz os donos de restaurantes perderem o sono, este algo é a alta rotatividade de funcionários. Você pode oferecer prêmios em dinheiro por longevidade, incentivando os funcionários a ficar com você, dando-lhes aumentos ou bônus de uma só vez a cada seis meses, ou mais, por exemplo. Pode parecer muito dinheiro, mas na realidade, você acaba economizando dinheiro no final.
Em vez de dar um aumento de R$ 100 ou R$ 200 todo mês, ou de 2 em 2 meses, aumente R$ 600 a cada 6 meses.
Sala de descanso
O trabalho deve ser levado a sério, não há dúvidas sobre isso. No entanto, dar a sua equipe a oportunidade de se soltar e se divertir pode ajudar todos a se concentrarem e trabalharem mais quando necessário.
Proporcionar uma sala de descanso com alguns jogos ou uma televisão, onde eles podem relaxar entre os turnos e se divertir poderia realmente ajudar a aumentar o moral. Algo como isso poderia ajudar seus funcionários a se desenrolar e se reorientar durante os intervalos, e também mostra a eles que você se importa com a felicidade deles.
Oferecer incentivos
Você está tentando empurrar um novo item de menu? Diga aos seus funcionários que quem conseguir vender o maior número de pratos será recompensado. Você pode fazer isso mensalmente também. Acompanhe as estatísticas de vendas e, em seguida, ofereça um bônus em dinheiro para o funcionário que acaba vendendo mais alimentos no final de cada mês.
Divida a responsabilidade do estabelecimento
Os funcionários adoram quando estão envolvidos nos processos de tomada de decisão que os afetam. Por exemplo, permitir que eles definam sua disponibilidade e trabalhem em colaboração com sua equipe ao programar suas horas e turnos pode ser um bom caminho.
Dar a eles essa independência adicional não apenas faz com que eles se sintam apreciados e respeitados, mas também poupa muito tempo e estresse transformando todo o processo de agendamento em um processo colaborativo que não depende apenas dos seus ombros.
Hora do Lanche
Ninguém gosta de trabalhar com o estômago vazio, especialmente as pessoas que precisam olhar para a comida o dia inteiro no trabalho. Um empregado com fome não é um empregado feliz.
Fornecer café da manhã e lanche da tarde para os funcionários, pode até gerar um certo impacto nos gastos da empresa, mas pão, manteiga, café e frutas definitivamente não levarão o negócio à falência.
Conclusão
Manter os funcionários felizes, motivados e produtivos é mais importante do que nunca no cenário econômico atual. Estudos recentes mostraram que os funcionários que são mais felizes trabalham mais. O contrário também é verdade. Funcionários desmotivados são menos produtivos.
A felicidade de um funcionário não depende apenas da atmosfera no local de trabalho. Existem muitas influências externas que influenciam o estado geral de satisfação de uma pessoa. E é por isso que é ainda mais importante tornar seu local de trabalho menos estressante e mais favorável